Antes de começar: aqui não se trata de analisar questões nem pessoais e nem familiares. A nossa seara aqui é outra: política e gestão pública. Apesar disso, cumpre-se o dever de informar que a secretária de Saúde de Campo do Brito, Iris Souza, é esposa do atual prefeito, Marcel Souza, e que ela, diga-se de passagem, tem todo o direito de ocupar o cargo que ocupa, certo?
Sim, essas colocações se fazem necessárias para que ninguém confunda a crítica à gestora como se fosse uma crítica à esposa do prefeito, beleza? Até porque, na opinião deste site, secretarias são espaços fantásticos para serem ocupados por mulheres porque não dão margem para que nenhuma delas ganhe menos do que um homem no exercício da mesma função, né verdade?
Mas, dito isto, vamos ao que AnderSonsBlog recebeu esta semana sobre um ocorrido se não ilegal, mas sem dúvida alguma incorreto da parte da pasta comandada pela gestora.
Chegou até as mãos da casa aqui os comprovantes de pagamento de diárias da secretária de Saúde para a secretária e mais duas pessoas, uma assistente administrativa e uma outra cujo o cargo sequer foi informado – a situação toda já começa problemática aí!
Aí AnderSonsBlog teve sua curiosidade despertada e confirmou, sempre no Portal da Transparência do Brito, que passagens aéreas foram emitidas com destino à Goiânia e retorno à Aracaju. Até aqui, normal, pois nas datas elencadas para o pagamento das diárias, entre 16 e 19 de julho, de fato havia um megaevento de Saúde na capital de Goiás.
Tratou-se do XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Nesse ponto, novamente tudo bem, tudo certo e nenhum problema, ok? Mas aí a curiosidade é a peste e impeliu a casa a conferir nas redes sociais da prefeitura do Brito alguma menção, algum vídeo, alguma passagem, enfim, alguma coisa sobre o tal congresso e… nada!
Olha só, leitor e leitora, AnderSonsBlog não vai cometer a ilação de dizer que há “algo de podre no Reino da Dinamarca”, até porque o Brito está muito longe de ser a Dinamarca.
Mas há uma clara sensação de que, chegando ao final do segundo mandato do prefeito Marcell, as coisas começam a degringolar no sentido de que ninguém tá mais nem aí e nem tá mais a fim de prestar as devidas contas para a sociedade.
Sim, porque só nas três diárias relatadas se gastou de dinheiro público um total de R$ 3.200. E as passagens, somadas, levaram mais quase RR 11 mil dos cofres públicos do Brito.
Ou seja: quase R$ 15 mil investidos em quatro dias de um evento em outro estado e que ninguém no Brito teve acesso a, no mínimo, uma postagem devidamente explicativa sobre o que se tratava e sobre o que a secretaria do município esteve fazendo por lá?
Reforçando: ninguém está duvidando nem do evento e nem das presenças da secretária e de sua equipe por lá. Mas que o povo merecia que a transparência chegasse ao ponto de mostrar para todos o que de fato ocorreu em Goiânia entre os dias 16 e 19 de julho no congresso de secretarias municipais de Saúde, ah, isso o povo merecia sim! Fica a dica!
P.S.: Ah, e se tiver alguma publicação sobre o congresso e sobre o que ele representou para Campo do Brito e tiver sido este AnderSonsBlog que não teve a capacidade de encontrar, por favor: mandem pra cá que a gente publica e desfaz esse imbróglio todo de boas, tá bom?