Foi por demais interessante a visita realizada pelo senador Laércio Oliveira (Progressistas) às obras da Catedral de Aracaju na sexta, 4. O parlamentar foi recebido pelo arcebispo emérito dom João José Costa, pelo vigário-geral Genário de Oliveira e pelo padre Marcelo Conceição.
Mas antes de prosseguir com detalhes e impressões sobre essa visita de Laércio, vale lembrar que estes dias AnderSonsBlog tem batido na tecla de que o esgarçamento das relações pessoais a partir dos diferentes posicionamentos políticos tem sido prejudicial à sociedade.
E quando se leva em consideração que tem muita gente se utilizando da religião para se beneficiar e ganhar visibilidade política? Aí é que os efeitos são cada vez mais deletérios, pois o radicalismo nesses casos acaba ganhando ares de fundamentalismo religioso e isso é, simplesmente, uma antevisão do fim do mundo, literalmente!
Religiões são ligadas umbilicalmente a decisões de cunho pessoal. Cada um busque Deus da forma que melhor lhe aprouver e isso não apenas deve, mas tem que ser respeitado!
E agora voltemos à Laércio Oliveira e sua visita às obras da Catedral. Laércio é, reconhecidamente, evangélico por formação familiar, portanto desde criança tem constituída sua opção religiosa, sua forma de buscar a Deus.
Mas nem por isso deixou de, ao longo da sua vida pública, como deputado federal, destinar R$ 750 mil para que a reforma e a restauração da Catedral de Aracaju fosse realizada.
E mais: diante da demora na conclusão das obras e a entrega delas à sociedade, Laércio aceitou o convite da visita e já deixou clara a sua intenção de seguir aportando recursos para que a Catedral volte à atender plenamente fieis e turistas que visitam Aracaju e que têm na renomada construção histórica uma referência.
Em relação às obras e aos atrasos, AnderSonsBlog não fará nenhum juízo de valor, posto que reformar realmente é algo até simples – como os reparos no telhado e correções das infiltrações que já foram até feitos. Agora, a restauração é sempre complexa e leva realmente muito mais tempo.
Assim, ver o evangélico Laércio atento ao bem-estar da comunidade católica e à preservação do patrimônio arquitetônico aracajuano, como é o caso da Catedral, é algo que enche os olhos, pois demonstra um ecumenismo na prática e não da boca pra fora ou apenas em determinadas datas festivas.
E é esse tipo de postura que se espera das pessoas públicas desse país, cujo o Estado é laico, mas que nem sempre tem gente no poder respeitando quem pensa ou tem uma escolha religiosa diferente da sua, das deles, da minha, das nossas escolhas, entende, leitor de leitora?
Laércio e sua mão estendida em apoio à reforma da Catedral de Aracaju, além de ser um belo exemplo de Sergipe para o restante do país, é também uma prova inconteste de que quando o respeito é muito e é mútuo, juntos somos capazes de construir grandes coisas. Mandou bem, Laércio!
1 Comentário
Nildo Santos
Parabéns ao Senador