Com ações do programa Ver + Simão Dias, gestão de Cristiano Viana comprova ter olhos voltados pra quem mais precisa e também pro futuro. Entenda

Números são números, apesar de serem frios. Mas quando os números são comprovação efetiva de realizações realmente relevantes, aí a coisa muda de figura.

Vai vendo: entre 11 e 14 deste mês de agosto – e, nesse caso, de “dar gosto”, com o perdão do trocadilho -, a prefeitura de Simão Dias realizou no Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida (CRQV), extensão da UFS no município, 630 consultas com oftalmologista; 630 tomografias; 630 mapeamento de retina; e 493 biometrias que resultaram na realização de 127 cirurgias de pterígio e 323 cirurgias de catarata.

Tudo isso dentro do programa Ver + Simão Dias. Não se trata de algo que se resume em si, pois no dia 22 a prefeitura realizará uma ação com 40 pessoas que farão cirurgias eletivas e, dia 28, ocorrerá a revisão das cirurgias que foram realizadas nesta primeira etapa.

Mas ainda assim os números são apenas números. Só que quando se leva em consideração que esses mesmos números representam pessoas como Maria Josefa de Jesus que há quatro anos estava sem enxergar e após passar pelo procedimento cirúrgico voltar a ter a sua visão, aí, leitor e leitora, não se trata de um projeto, um programa e nem de centenas de números.

Se trata de humanidade, de atenção com o próximo e de políticas públicas que priorizam as pessoas. Simples assim mesmo!

O prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana (PSB), além de sua equipe de Saúde, comandada pelo seu vice, Renaldo Prata, demonstra, para além de um olhar carinhoso e protetor com população, uma visão de futuro muito clara.

Quer ver só? Imaginemos apenas a situação da senhora Maria Josefa de Jesus. Sem a visão, Josefa não tinha nem mais a alegria de enxergar o rosto de seus netos.

Para quem sabe o que é uma família da vida real, em que todos precisam de todos, Josefa poderia ter um papel fundamental, ajudando no cuidado com as crianças da família de forma a permitir que a força de trabalho dos pais e mães dessas crianças, dos filhos e filhas, dos genros e noras de Josefa pudesse ser exercida plenamente.

E, para piorar, sem visão, Josefa precisava de gente para cuidar dela, gerando mais dificuldades para a família como um todo.

Percebe o quanto o Ver + Simão Dias e a decisão de Cristiano Viana de priorizar esse tipo de ação impacta no presente dos beneficiados e beneficiadas e, concomitantemente, no futuro das famílias e de toda a comunidade. E é bem por aí, viu Cristiano! Bota pra lá!

Gostei 0
Não Gostei 0

1 Comentário

  • Agenilda Batista leal

    15 de agosto de 2023 - 16:13

    Maravilhoso esse projeto, fico emocionada em ver que as pessoas tiveram a oportunidade de fazer os exames oftalmológicos e até fazer as cirurgias e até vir a enxergar. Maravilhoso.

Deixe um Comentário