A mais recente pesquisa do IDPS, realizada entre os dias 1º e 4 de maio, ouvindo 1.101 pessoas, com margem de erro de 2,9% e intervalo de confiança de 95%, aferiu as intenções de voto da população sergipana para governador em 60 municípios. E, neste momento, a liderança do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), é incontestável. Mas vamos ao que realmente interessa: os números!
Quando a pergunta feita aos entrevistados foi “Em qual destes candidatos você votaria para governador se as eleições fossem hoje?”, com a apresentação dos nomes de Valmir de Francisquinho, de Fábio Mitidieri (PSD) e de Edvaldo Nogueira, os resultados foram os seguintes: Valmir lidera com 36,0%; Fábio vem em segundo, com 30,1%; Edvaldo, em terceiro, tem 19,6%; Nenhum/ Branco/Nulo, 9,0%; e Não Sabe/Não Opinou, 5,3%.
Já quando os nomes testados são os de Valmir e de Fábio, somente, a liderança de Valmir se amplia, com ele atingindo 45,2% das intenções de voto; Fábio fica com 38,4%; Nenhum/Branco/Nulo, 9,4%; e Não Sabe/Não Opinou, 7,0%;
Já quando os nomes apresentados são os de Fábio e Edvaldo, os resultados foram os seguintes: Fábio, 45,1%; Edvaldo, 29,3%; Nenhum/Branco/Nulo, 17,3%; e Não Sabe/Não Opinou, 8,3%.
E, finalmente, quando os nomes apresentados são os de Fábio e do vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), com a ressalva de que Ricardo, nessa possibilidade, seria apoiado por Valmir de Francisquinho, o vice-prefeito da capital sergipana lidera com 43,4%; Fábio, que buscará a reeleição, fica com 40,4%; Nenhum/Branco/Nulo, 9,5%; e Não Sabe/Não Opinou, 6,7%.
Assim, o que fica claro com essa pesquisa IDPS é que Valmir de Francisquinho segue como o favorito para a disputa da cadeira de governador e essa liderança dele é tão intensa e firmada que, caso ele apoio uma outra candidatura, como no caso de Ricardo Marques, também há a possibilidade de vitória das oposições nas Eleições 26.
Claro que ainda falta muito tempo até a disputa em outubro do ano que vem. Mas, nesse momento, o eleitorado sergipano dá claros sinais de que deseja ver a oposição governando o estado, visto que Mitidieri foi eleito com o apoio governista nas Eleições 22. Portanto, os ventos da mudança continuam soprando forte em direção ao Palácio dos Despachos, sede do governo estadual.
Vale destacar ainda que tanto Valmir de Francisquinho, quanto Ricardo Marques, num confronto direto contra Fábio Mitidieri, venceriam as eleições em 1º turno, com Valmir alcançando a marca de 54,06% e Ricardo chegando a 51,78% dos votos válidos. É isso aí!