Aos números frios da letra da lei: Projeto de Lei nº 192/2022. Agora vamos tirar a frieza institucional e vamos direto pra vida real: já imaginou todos os canais de Aracaju com uma barreira flutuante que consiga barrar o lixo que escorre dos nossos canais direto para os nossos rios?
Pois é! Esse é, em suma, o cerne do PL 192/2022, do vereador Breno Garibalde (União) e que foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Aracaju. A ideia, inclusive já colocada em prática no ano passado pelo próprio Breno no bairro Jabotiana, é simples e executável, como toda boa ideia tem que ser.
A barreira é barata, funcional, realmente “prende” lixo flutuante e só precisa da intervenção da prefeitura de Aracaju na hora da sua limpeza, fazendo a coleta e, preferencialmente, enviando o que pode ser reciclado para quem de direito.
O nome a partir do projeto é bem simpático: Programa Municipal de Ecobarreiras. E após a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira, também do PDT, passa a ser uma política de governo e não apenas de gestão.
Sim, porque a boa ideia já foi não só aceita, mas colocada em execução pela prefeitura também, como nos casos do canal do Tramandaí, no bairro Jardins; no da av. Airton Teles, no Santo Antônio; no Conjunto Almirante Tamandaré, no Santos Dumont; e na Travessa Iracema, no bairro Japãozinho.
Assim, a aprovação na Câmara garante a expansão dessas ecobarreiras e, como já dito, também permite que essa ação se torne uma política perene, que avance sobre as próximas gestões municipais aracajuanas.
Breno Garibalde também faz uma observação interessante ao lembrar que não basta colocar as barreiras flutuantes nos canais, sendo necessário também se despoluir os rios. Mas tudo tem que ter um começo, né verdade? E com as ecobarreiras idealizadas por Breno e tornada lei em Aracaju, esse começo é bastante promissor.
Aí AnderSonsBlog, só pra complementar e alertar, lembra mais uma coisa: cidadão e cidadã, não é porque os canais aracajuanos passarão a contar com ecobarreiras que tá liberado o descarte de lixo na rua ou mesmo diretamente nos canais não, viu?
Se todos não fizerem sua parte, as ecobarreiras não darão conta do recado sozinhas. Então, vamos colocar em prática uma ideia simples executável, exatamente como a do projeto recém aprovado de Breno? Lá vai: lugar de lixo é no lixo! Simples, né?
1 Comentário
GRANDES REPORTAGENS - (COM VÍDEO) – Em Lagarto, vereador Matheus Corrêa faz cobrança pertinente sobre canal do Loiola. E a prefeitura faz o quê? Nadica de nada! Mas na hora de vender o patrimônio público... - Jornalismo | Andersonsblog
[…] Há cerca de uma semana, AnderSonsBlog publicou uma análise sobre a aprovação do projeto de ecobarreiras nos canais de Aracaju, ideia do vereador Breno Garibalde (União) extremamente pertinente (leia AQUI). […]