Datalô/Alô News: Valmir de Francisquinho se aproxima dos 50% de intenção de votos com a exclusão de indecisos, brancos e nulos

Dentro da análise proposta por este AndersosnBlog de toda e qualquer pesquisa eleitoral, desde que devidamente registrada na Justiça Eleitoral – como é o caso desta em tela, pesquisa que foi realizada nos 75 municípios sergipanos, com 1610 entrevistados, entre os dias 3 e 7 de maio de 2022. Está registrada no TSE sob o número SE-00685/2022 e teve como responsável a estatística Drielly Julianne Rodrigues Santos. A margem de erro é de 2,44% –, nesta postagem analisaremos os números da intenção de votos para governador auferidos pelo Instituto Datalô em parceria com o portal Alô News. Nessa primeira avaliação de AndersonsBlog, nos ateremos aos resultados da intenção de votos para governador. Como já fez em outras oportunidades, AndersonsBlog optou pela exclusão das intenções não válidas para o resultado final. Nesse caso, Não sabe/nr, que somou 19,75% e englobaria os indecisos, bem como de Branco/nulo, que alcançou 13,66%. Ambas, somadas, alcançam 33,41% das respostas dadas durante as entrevistas, alguns centésimos acima de um terço exato do eleitorado. Extraído esse percentual do total de respostas, os números de cada um dos candidatos que tiveram seus nomes incluídos passam a ter um total de citações percentuais consideradas válidas, que, de fato, é o que conta no resultado final da eleição. Assim, vamos aos resultados que indicariam a possibilidade de total de votos válidos:

INTENÇÃO DE VOTO PARA GOVERNADOR (VÁLIDOS)

Valmir de Francisquinho – 47,48%

Rogério Carvalho – 19,87%

Fábio Mitidieri – 18,85%

Alessandro Vieira – 5,78%

Dr. Cláudio Geriatra – 3,45%

João Fontes – 3,45%

Emmanuel Franco – 1,02%

Elinos Sabino – 0,09%

Como se vê, Valmir de Francisquinho segue bem a frente dos demais contendores e, ainda que estejamos a pouco mais de quatro meses da eleição, parece ter uma cristalização de intenção de votos em seu favor. Em seguida, a quase 20 pontos percentuais do líder, Rogério Carvalho e Fábio Mitidieri se embolam, distantes do quarto colocado, Alessandro Vieira, que figura bem mais perto de Cláudio Geriatra e João Fontes do que nos segundo e terceiro colocados. Isolados, Emmanuel Franco e Elinos Sabino, figuras dos espectros políticos mais extremos, à direita e à esquerda, respectivamente, ocupam as duas últimas colocações. Outra questão que pode ser observada na pesquisa Datalô/Alô News é que a intenção de voto oposicionista é bem maior do que a disposição dos entrevistados de votar em pré-candidaturas governistas, caso de Fábio Mitidieri, de parte do eleitorado de Rogério Carvalho, cujo PT saiu do projeto governista recentemente após passar quase 15 anos no poder estadual, e da pré de João Fontes que, nos últimos dias, assumiu uma postura de pré-candidatura assessória governista, isso diante de seus ataques xiitas cometidos justamente contra o líder da corrida sucessória, Valmir de Francisquinho que, ao menos até o momento, se configura como sendo a pré a governo da oposição com reais chances de vencer o governo. E nesta quinta, 12, seguiremos com a avaliação de mais dados da Datalô/Alô News.

 

 

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário