Imprensa com “I” maiúsculo mesmo, viu, leitor e leitora? E AnderSonsBlog explica essa história: na semana em que tomaram posse os deputados federais e senadores eleitos no ano passado, quem deu show em Brasília a partir de Sergipe foi a nossa Imprensa, que fez um trabalho de excelência que merece ser destacado e lembrado, até para servir de exemplo pra moçada que tá começando no ofício e também de lição pros “macacos velhos” da comunicação – e nesta última categoria AnderSonsBlog se inclui com todo prazer.
Olha só, como não seria possível falar sobre todos os profissionais de comunicação que brilharam em Brasília nesta semana de posses, a casa aqui escolheu três figuras para homenagear a todo bichinho que esteve na capital do País para acompanhar esse momento ímpar da democracia brasileira.
Assim, os aplausos e felicitações irão para Luiz Carlos Focca, da ITTv, pra Narcizo Machado, da FAN FM, e pra Prefeitinho, da Juventude FM. Mas, repita-se: que todos os que fizeram a cobertura das posses se sintam contemplados com o que AnderSonsBlog esclarece lá no final desta postagem.
Mas, antes, vamos dar uma merecida gabaritada no trabalho dos três aqui citados. Comecemos por Focca: o âncora da ITTv, do Grupo ITNet, bem sabe que nem sempre concordamos profissionalmente. Mas é inegável que ele conduz com maestria seu trabalho e foi simplesmente impecável nas entrevistas que realizou em Brasília nesta semana.
A leveza com que ele questionou seus entrevistados facilitou por demais o entendimento de sua audiência, aproximando as pessoas de seus representantes. Vale a nota também para a equipe que lhe deu suporte e, para não ser injusto e esquecer alguém, que se registre a carta branca e o apoio incondicional de Jamyson Machado, o visionário criador e mantenedor do Grupo ITNet, um fenômeno comunicacional itabaianense, sim senhor!
E então chegamos ao fantástico trabalho de Narcizo Machado: o âncora do Jornal da FAN, que também sabe das nossas respeitosas diferenças de opinião, tem um estilo mais cerebral, mas nem por isso deixa de se comunicar de forma a se fazer entender de uma maneira absolutamente clara. E, assim, sua audiência teve a oportunidade de acompanhar entrevistas muito boas, reveladoras e instigantes.
E ele também teve um belo suporte de sua equipe que, para também não se arriscar a ser injusto esquecendo o nome de alguém, AnderSonsBlog parabeniza a todos em nome do empresário Sandro de Miro, responsável pelo Grupo FAN e, por óbvio, pela ida de Narcizo a Brasília para entregar mais esse belo trabalho que repercutiu em Aracaju, sede da emissora, mas ecoou por todo o Estado pela potência que a FAN FM, além da SIM FM, também do mesmo grupo, possui.
E por fim, mas não menos importante, destaque-se o trabalho de Prefeitinho: lagartense como o titular desse blog, ele também sabe que nem sempre concordamos politicamente. Mas isso não é impeditivo para reconhecer o trabalho na raça, com toda a força de vontade e dedicação, que ele realizou esta semana em Brasília também de forma brilhante.
E quando se registra que a Juventude FM é uma emissora comunitária, aí é que a garra que Prefeitinho demonstrou se destaca ainda mais. Coisa de quem ama o que faz e não mede esforços para fazer o que ama, né isso?
Bom, pode se perguntar o leitor e a leitora, mas qual seria a razão de tanto rasgar de seda, de tantos elogios desbragados? Seria uma atitude corporativista de AnderSonsBlog? A resposta é NÃO!
E a explicação prometida lá no início desse texto vem agora: parlamentares federais, quando eleitos e finalmente empossados, correm o sério risco de se encastelarem, de se distanciarem de quem efetivamente importa, justamente quem votou neles.
“Ah! Mas as redes sociais acabaram com esse distanciamento!”, poderia alguém exclamar. E AnderSonsBlog prontamente reprova essa avaliação: isso é uma meia verdade. E sabe por que? Simples: seja a favor ou seja contra quem quer que seja o parlamentar, o que é postado nas redes sociais é uma narrativa criada com intenção clara de defender ou de atacar. Não há mediação nesse tipo de informação.
Já quando jornalistas, radialistas, profissionais da comunicação exercem seus papeis e intermediam a informação entre as autoridades e a população, é claro que a tendência é uma redução efetiva dos filtros, sejam eles prós ou contra quem quer que seja.
E, em última análise, é justamente isso que fortalece a democracia, já que ninguém que tenha sido eleito passa a ter um salvo-conduto que o desobrigue de ser… cobrado, ora pois!
E é aí que entra a Imprensa, com “I” maiúsculo mesmo, como Focca, Narcizo e Prefeitinho, dentre tantos outros, fizeram valer essa semana, aproximando e humanizando os nossos representantes lá da distante capital do País para quem realmente importa: o povo!
Que assim seja e que assim prossiga, viu parlamentares sergipanos empossados? Sem mais!
2 Comentários
Aderaldo Prata
Justiça seja feita: é isso mesmo! Acompanho desde a sua “posse” como prefeito mirim no Rotary Club de Lagarto. Opinião minha, pessoal, Perfeitinho um dia será prefeito.
Anderson
Bem observado! Como disse no texto, nem sempre concordamos politicamente, mas é inegável que Prefeitinho tem tino político e uma dedicação infinda por nossa terra, né isso?