Equilíbrio financeiro de Aracaju garantirá crescimento em 2022, mesmo com desafios econômicos

O cenário econômico marcado pela alta inflação e por uma baixa perspectiva de crescimento pede cautela, mas, apesar desses desafios, o ano de 2022 será de grandes realizações para Aracaju, conforme avalia o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos.

Segundo o gestor, parte significativa do que foi planejado pela Prefeitura já tem os recursos assegurados, principalmente por meio de operações de crédito que garantirão o desenvolvimento urbano e social da capital, com obras de infraestrutura, saneamento, habitação e mobilidade urbana.

“São obras como a maternidade do 17 de Março, os residenciais nas Mangabeiras, Recanto da Paz e na Nova Olaria, a avenida Perimetral Oeste, a revitalização do Parque da Sementeira, entre muitos outros empreendimentos”, elenca Jeferson.

O secretário destaca que a garantia desses investimentos, mesmo com um cenário pouco favorável, só foi possível graças ao equilíbrio fiscal conquistado pela Prefeitura nos últimos anos. “Isso possibilitou o acesso a financiamentos externos, como os bancos internacionais e, também, em determinadas operações internas, com a Caixa Econômica e o BNDES”, detalha.

 

Equilíbrio fiscal

Em 2017, a Prefeitura apresentava uma nota C no ranking do Tesouro Nacional, o que limitava as possibilidades de financiamento e empréstimos com juros mais baixos. Os esforços da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) se voltaram para retomar o equilíbrio fiscal, quitando dívidas de curto prazo de aproximadamente R$540 milhões deixadas pela gestão anterior, além de colocar em dia o pagamento do salário dos servidores e fornecedores.

“Com esse ajuste fiscal, em 2019 nós saímos da nota C e conseguimos a nota A no Tesouro Nacional. Continuamos no ranking em 2020, 2021 e em 2022 devemos manter essa avaliação. De lá pra cá, o programa de investimento do Município se iniciou e, mesmo com a pandemia, foi reforçado, com investimentos em execução superior a R$1 bilhão”, destaca o secretário.

Jeferson explica que a saúde financeira de Aracaju significa menos despesas para a sociedade. Ao invés de utilizar para pagar juros, os recursos públicos são utilizados para investir em serviços públicos, financiando outras demandas de interesse social, proporcionando o desenvolvimento da cidade.

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário