Fábio Mitidieri, ao atacar Rogério Carvalho gratuitamente, deve ter em mente duas coisas: a denúncia da Polícia Federal sobre sua campanha em 22 e o nome de Candisse nas Eleições 24 em Aracaju. Entenda

Este AnderSonsBlog havia decidido voltar a escrever apenas quando todas, mas absolutamente todas as convenções estivessem realizadas e as pré-candidaturas todas, mas todas mesmo, fossem homologadas e transformadas, enfim, em candidaturas, ora pois. É que no Jornalismo de Opinião, especialmente em relação à política, bom mesmo é analisar os fatos efetivos, sem ficar com muitos arrodeios e divagações quase sempre ocas.

Mas uma declaração do governador Fábio Mitidieri (PSD) acendeu a luz amarela aqui na casa – embora, a partir do teor do que disse Fábio, para ele próprio a luz acesa deve ter sido mesmo é a vermelha. Vai vendo!

Assim, leitor e leitora, sinta o shape do que disse o governador. “tenho mais coisa pra fazer do que ouvir choro de senador. Vá chorar na cama que é mais quentinho, senador. Já tem dois anos da eleição e você ainda tá nessa?

Bem, é claro que o que disse Fábio diz total e absoluto respeito a finalização da investigação da Polícia Federal (PF) e o consequente envio do que foi apurado ao Ministério Público Eleitoral (MPE), inclusive com nomes citados, em relação a Operação Dublê. E é claro também que o senador a que Fábio se refere é Rogério Carvalho (PT), seu adversário no 2º turno em 22, numa eleição que dividiu Sergipe particamente meio a meio.

E aqui vamos às primeiras considerações: o fato de Rogério ter denunciado a produção e o espalhamento de vídeo porcamente editado em que imagem e áudio do presidente Lula, também do PT, são deturpados para tentar fazer crer que o próprio Lula desencorajava Rogério e sua candidatura, numa fake news clara e prejudicial à democracia, não se trata de “choro”, como tenta fazer crer o governador.

E AnderSonsBlog pode provar isso: ao ter o seu partido, o PSD, entrando na Justiça Eleitoral para barrar a candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) em 22, poderia se dizer que Fábio estava com choro, através de seu partido? Claro que não, afinal é da democracia se contestar na Justiça o que se entende como prejudicial ao processo eleitoral.

Esse havia sido o entendimento do PSD em 22 e Fábio, terceiro em votação no 1º turno daquela eleição, foi diretamente beneficiado pela movimentação do PSD contra Valmir, né verdade? Assim, qual é o problema não apenas do político, mas também do cidadão Rogério Carvalho buscar justiça contra uma fake news canalha e covarde que, indubitavelmente, atacou a democracia e a verdade?

E mais uma coisa: se Fábio acha que já se foram dois anos da eleição, então o ataque dele deveria ser à PF, que agiu republicanamente em seu tempo de investigação e só agora formalizou a denúncia ao MPE. Alguém acredita que Fábio toparia de frente contra a PF? Pois é, né?

Na sequência das declarações, que pode ser vista em vídeo reproduzido ao final dessa análise, Fábio tenta afagar o PT, mas faz isso de maneira bem pessoal em relação a Márcio Macedo, que até tem seus enfrentamentos internos com Rogério, conforme é tradição no PT, mas acima de tudo é petista e sabe que a força de seu partido está justamente na democracia interna.

E, por fim, vamos a mais um trecho da fala de Fábio, agora repleto de ataques pessoais, malogros e que demonstra um nervosismo não apenas em relação a possibilidade de cassação de seu mandato a partir da investigação da PF, mas também uma preocupação gigante que AnderSonsBlog avalia em seguida: “Isso não faz bem, não. Até acho que ele deveria tirar isso do coração, vai fazer mal a ele, pode dar até um infarto. Queria que ele cuidasse mais da saúde dele, porque Sergipe o elegeu senador e ele não pode ficar nesse stress, nessa ansiedade, nessa tensão. Vai lhe fazer mal, senador. Ói (SIC), procure amar mais, procure ser mais leve”.

Além da deselegância disfarçada num sarcasmo travestido de preocupação com a saúde alheia, fica claro que Fábio Mitidieri parece não estar engolindo bem um fato: enquanto o PT, mesmo com suas discussões e debates internos calorosos, tem candidatura única, a de Candisse Carvalho, claramente uma força oposicionista realmente considerável nas Eleições 24 em Aracaju, a base governista se esfacelou antes mesmo do final da pré-campanha, saindo com, no mínimo, três nomes no páreo, sem que Fábio conseguisse fechar questão em torno do nome que ele mesmo escolheu, o de Luiz Roberto (PDT).

E em assim sendo, há um real risco de que o nome de Candisse, a ser homologado neste sábado, 3, para a disputa pela prefeitura de Aracaju, acabe tendo mais sucesso em termos de voto do que o nome que o próprio Fábio definiu pra chamar de seu.

Mas em que pese essas duas questões, não é e nunca será de bom tom esse tipo de ataque que Fábio Mitidieri desferiu contra Rogério Carvalho. Porque o que a população clama é pelo debate de ideias, por políticos que combatam o bom combate e que não fiquem sarcasticamente atacando um adversário em termos pessoais, chegando até a falar em “infarto”. Para com isso, Fábio, que fica feio demais agir dessa forma. Mas como conselho é que nem café, paciência, né?

E dito o que até aqui foi dito, sigamos: até a próxima terça, 6, quando voltaremos com nossas análises sobre o cenário eleitoral sergipano, quando, finalmente, poderemos tratar as coisas e as pessoas pelos nomes devidos: campanhas e candidaturas, beleza? Até lá!

 

Gostei 2
Não Gostei 0

Deixe um Comentário