Jouberto Uchôa, 60 anos de dedicação à Educação, com E maiúsculo, e uma preciosidade chamada Universidade Tiradentes ou, simplesmente, Unit

Certa vez ouvi um depoimento – confesso não lembrar nem aonde e nem quem foi, mas isso é facilmente encontrável na internet, viu, leitor e leitora? – em que a pessoa dizia que, ao ter a oportunidade de estar com alguns integrantes da comissão que escolhe, anualmente, os vencedores do Prêmio Nobel, foi direto na pergunta: “por que nunca um brasileiro ganhou o Nobel?” E a resposta foi direta e cortante: “porque são os próprios brasileiros que não valorizam os seus melhores!”

Esse recorte cai como uma luva para AndersonsBlog expressar o que sentiu ao participar do Café com Imprensa, realizado brilhantemente pela assessoria de Comunicação da Universidade Tiradentes, a nossa querida Unit, realizado nesta terça, 28, na biblioteca da instituição.

Além de poder, a um só tempo, encontrar um monte de gente legal, um monte de coleguinhas da imprensa, este site pode “nostalgiar” um pouco. Mas, principalmente, pode conferir de perto algo que sempre entendeu como a força motriz do mundo e mesmo da vida pessoal do cabra aqui: é a Educação, com E maiúsculo mesmo, que faz uma senhora diferença!

Mas para que isso ocorra, é preciso ter gente que se comprometa com ela a um nível absurdo, beirando o messiânico, de tão intensa que tem que ser essa dedicação. E aqui chegamos a Jouberto Uchôa. Olha, AndersonsBlog não vai entrar em detalhes, afinal Uchôa tem “n” tratados sobre sua vida dedicada a Educação – também facilmente encontráveis na internet, pessoal!

Mas o fato é que, além da importância de ter quem teve ao seu lado nesses 60 anos, desde o Colégio Tiradentes até a Unit e outras diversas marcas, inclusive internacionais, que fazem parte do hoje Grupo Tiradentes, a exemplo de Amélia Uchôa, de seus filhos, cujo Jouberto Uchôa Junior esteve ciceroneando os presentes no referido evento, além de profissionais de porte e gabarito, a exemplo do professor Luciano Klima, também presente do Café com Imprensa, é preciso se dizer claramente: Uchôa é o cara!

Mesmo respeitando todos os demais que contribuíram com o desenvolvimento educacional sergipano, é preciso, sim, reconhecer: Uchôa transformou e segue transformando a vida de gente em Sergipe, no Brasil e no mundo!

E a prova de que ele é mesmo diferenciado está a seguir, a partir de uma simples pergunta deste AndersonsBlog: “em seus momentos de reflexão, Uchôa, o senhor passa mais tempo lembrando esses 60 anos que passaram ou pensando no futuro?”.

Olha o naipe da resposta! “Eu, hoje, não dependo apenas de minha cabeça para seguir pensando tudo isso, dependendo cada vez mais da inteligência e capacidade das pessoas que estão aqui, conosco. Mas eu sigo com uma ambição: quero ver Sergipe se destacar nacionalmente”, disse, de forma simples e direta, Uchôa.

Então vamos lá: diante de tudo o que já fez, Uchôa poderia, sem nenhum problema, dizer: “olha, eu sigo aqui colocando essa turma pra trabalhar e nós vamos seguir em frente”, mas, não! Ele faz questão de, a esta altura, dividir os méritos com todos os que o cercam! Isso se chama generosidade!

E diante de tudo o que a Unit representa, levando, inclusive, uma instituição de ensino genuinamente sergipana a atuar nos Estados Unidos, Uchôa poderia dizer “eu levei o nome de Sergipe a um patamar jamais visto antes”. E estaria certo! Mas, não! Ele não se dá por satisfeito e segue perseguindo a meta de tornar Sergipe uma referência! Isso se chama grandiosidade!

Aí, egresso que é da Unit, com muito orgulho, AndersonsBlog se pega em reminiscências para justificar o argumento desse início de postagem: na época, ralando que só um danado para pagar as mensalidades, não raro ouviu de muita gente, gente boa inclusive, “aff! Ter que trabalhar tanto para dar dinheiro a Uchôa!”

Já naquela época, este blog pensava na direção diametralmente oposta: “que nada, deixo aqui a mensalidade, mas levo comigo algo que ninguém, em tempo algum, vai poder tirar de mim e que levarei até meus últimos dias”.

E o fato de Uchôa ter criado uma instituição particular com tamanho sucesso justifica, sim, que ele tenha podido dar uma vida de qualidade aos seus, bem como aos milhares de colaboradores que estiveram com ele ao longo desses 60 anos.

E tudo isso se avoluma ainda mais quando se pensa no impacto nas pessoas, direta ou indiretamente – e aí já na casa de milhões –, a partir da produção de conhecimento proporcionado desde o Colégio Tiradentes, chegando a Unit e as diversas marcas atuais do Grupo Tiradentes. E isso é generoso! E isso é grandioso!

Por isso, leitor e leitora, que tal valorizarmos os nossos melhores? Talvez não seja o caso de um Nobel – mas, pensando bem, e por que não seria? – mas é preciso que se valorize, pois valorizando os nossos melhores poderemos nos espelhar, nos exemplar e, assim, fazer o nosso melhor também!

Por isso, Uchôa, receba aqui essa modesta homenagem de AndersonsBlog por esses 60 anos de muitas realizações. E quem venham mais 60 para que seja possível permear pelos próximos 600 anos tudo de bom que a Unit fez, faz e seguirá fazendo! Enfim: Jouberto Uchôa de Mendonça, você é dos nossos melhores, viu?

PS1. AndersonsBlog não é lá muito afeito a fotinhas e selfies, fruto da timidez mesmo. Mas depois de ter deixado passar, há alguns anos, a oportunidade de fazer uma delas com Marcelo Rubens Paiva, autor de Feliz Ano Velho, este blog velho de guerra se tocou e nunca mais deixará escapar a oportunidade de fazer uma fotinha ou uma selfie com gente que admira demais. Por isso que a fotinha/selfie com Uchôa abre essa postagem.

PS2. A seguir temos fotos de alguns totens que contam a história desses 60 anos de muitas realizações de Uchôa. Eles estão expostos no 1º andar da Biblioteca da Unit, Campus Farolândia. Arranje um tempinho e vá lá! Vale à pena!

Deixe um Comentário