Pesquisa Datalô/Alô News – Governo: sem nulos, brancos e indecisos, Valmir de Francisquinho lidera disputa com 34% das intenções válidas

Nesta segunda e última análise dos números ofertados pela pesquisa Datalô/Alô News no último domingo, 11, (leia aqui) AndersonsBlog vai, assim como fez também com os dados da pesquisa IFP/JL Política, retirar as intenções de voto em branco, nulo e indecisos da consulta, a título de identificar a tendência do eleitorado sergipano em relação aos votos que são considerados válidos pelo TSE ao final das votações. Nesse caso, apenas a presença na liderança do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, é ponto convergente entre as duas pesquisas. Aos números da Datalô/Alô News:

Valmir de Francisquinho – 34,58%

Fábio Mitidieri – 30,82%

Alessandro Vieira – 14,69%

Rogério Carvalho – 14,29%

João Fontes – 3,57%

Antônio Cláudio – 2,11%

O mais impressionante nesta pesquisa é o elevado índice de intenções de votos brancos e nulos, num total de 14,84%, e de indecisos, nada menos do que 35,59%. Isso é um sério indicador de que muita água há de passar por baixo da ponte nesse processo pré-eleitoral, com margens muitas mudanças. Mas, ao menos uma tendência, é firmemente observada: o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, vem sendo visto pelo eleitorado sergipano como sendo candidatíssimo ao governo, embora siga sendo ele o único que ainda não declarou que vai encarar a pré-campanha pelo Palácio Adélia Franco. Tanto isso é verdade que essa tendência aparece nas duas pesquisas analisadas por AndersonsBlog, com a diferença que na IFP/JL Política, Valmir poderia ter como adversário num eventual segundo turno o senador Rogério Carvalho. Já nesta, da Datalô/Alô News, quem aparece com chances de disputar com Valmir um possível segundo turno é o deputado Fábio Mitidieri. Mas também nessa conculta fica claro que o eleitorado oposicionista, concentrado principalmente em Valmir e em Alessandro Vieira, além de parte do que intencionam votar em Rogério Carvalho, ultrapassa facilmente a casa dos 50%. Como já dito por aqui, e agora repetido, AndersonsBlog não briga com pesquisas, respeita a todos os institutos e aguarda para conferir quem mais acertou ao final do pleito. Trata-se de um posicionamento do site que será seguido até a eleição, sendo que pretendemos analisar todas as pesquisas realizadas e devidamente registradas para divulgação, que é o caso dessa Datalô/Alô News, que foi realizada nos 75 municípios sergipanos, com 1610 entrevistados, entre os dias 5 e 10 de abril de 2022 e está registrada no TSE sob o número SE-06804/2022, tendo como responsável a estatística Drielly Julianne Rodrigues Santos. A margem de erro é de 2,44%. Sigamos!

Deixe um Comentário