Pesquisa IFP/Rio FM: tendência oposicionista ganha ares de irreversível e, mesmo sem nome apresentado, Valmir de Francisquinho mantém liderança

Mais uma pesquisa eleitoral, desta feita, quentinha, quentinha: é que o Instituto França de Pesquisas (IFP), em parceria com a Rio FM, trouxe a público, nesta sexta, 1º de julho, mais uma consulta. Neste caso, a intenção do IFP foi avaliar qual – ou quais – seriam os pré ao governo que poderiam se beneficiar numa eventual não presença do pré Valmir de Francisquinho (PL), líder em todas as pesquisas até este momento, na disputa.

Assim, AndersonsBlog vai seguir seu procedimento habitual, com uma variante: como a pesquisa IFP foi apresentada, e muito bem, por sinal, pelos jornalistas André Barros e Priscila Andrade através da Rio FM, no Jornal da Rio 1ª Edição, este site não vai começar com uma republicação, partindo direto e reto para a análise dos números para governador.

Assim, comecemos pelos aspectos legais: a pesquisa IFP possui o seguinte registro no TSE: BR-03087/2022. Ela foi realizada entre os dias 24 e 20 de junho de 22, possui intervalo de confiança de 95%, margem de erro de 2,8% e ouviu 1.201 sergipanos em 40 cidades do Estado.

E passemos aos números aferidos pela pesquisa IFP/Rio FM, sempre para o governo estadual, e, logo depois, a análise de AndersonsBlog, certo?

 

1- ESPONTÂNEA: Em quem o Sr(a) votaria para Governador de Sergipe se as eleições fossem hoje?

Não sabe/Indeciso 53,0%

Valmir de Francisquinho 16,0%

NH/Branco/Nulo 9,0%

Fábio Mitidieri 7,5%

Rogério Carvalho 6,9%

Delegado Alessandro 3,8%

João Fontes 1,1%

Emília Correia 0,7%

Belivaldo Chagas 0,7%

Prof. Aroldo Félix 0,6%

Emanuel Franco 0,3%

Edvaldo Nogueira 0,2%

Dr. Cláudio Geriatra 0,2%

 

2- INDUZIDA: Se os candidatos a Governador fossem estes, em qual deles o Sr(a) votaria?

Não sabe/Indeciso 26,3%

NH/Branco/Nulo 21,7%

Delegado Alessandro 15,4%

Fábio Mitidieri 15,1%

Rogério Carvalho 14,0%

João Fontes 3,6%

Emanuel Franco 1,5%

Dr Cláudio Geriatra 1,1%

Prof Aroldo Félix 1,0%

Elinos Sabino 0,3%

 

Então, vamos a alguns recortes: o primeiro deles é a confusão que a não apresentação do nome do pré ao governo, Valmir de Francisquinho, causa na cabeça do eleitorado sergipano.

Tanto isso é verdade que o número de Não sabe/Indeciso, 26,3%, e de NH/Branco/Nulo, 21,7%, somados, alcançam a astronômica marca de 48% do total. E isso, faltando três meses para a eleição, é muita coisa!

Outro ponto: a tendência oposicionista do eleitorado sergipano é uma realidade, pois, sem Valmir, Alessandro Vieira passa a liderar na modalidade Induzida, ainda que com uma diferença pequena para Fábio Mitidieri e Rogério Carvalho, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Dentre esses três, Alessandro é, obviamente, quem mais representa a oposição, né não?

Mas o recorte mais interessante é que Valmir de Francisquinho, ainda que seu nome não tenha sido incluído na modalidade Induzida, quando a pergunta se dá na modalidade Espontânea, com o entrevistado citando, nominalmente, qual o pré ao governo de sua preferência, chega a 16%.

Isso faz com que Valmir tenha mais intenções de voto do que Alessandro, um na Espontânea e o outro na Induzida, mantendo-se na liderança geral entre as citações do eleitorado, inclusive em números absolutos. E outra coisa: na Espontânea, com seus 16%, Valmir venceria Mitidieri e Rogério juntos, cujas intenções de voto nessa sondagem, somadas, chegam a 14,5%.

Como se vê, os próximos capítulos da luta judicial de Valmir de Francisquinho para garantir a sua elegibilidade seguirão sendo decisivos para o pleito e, em última análise, segue sendo também a discussão mais importante, até este momento, das Eleições 22 em Sergipe. Simples assim!

 

1 Comentário

Deixe um Comentário