Pesquisa IPESPE/FAN FM 1: pela 1ª vez, excluídos brancos, nulos e indecisos, Valmir de Francisquinho ultrapassa os 50% das intenções de voto e venceria no 1º turno

Antes que a turma do mi-mi-mi – que é enjoada, claro, mas absolutamente necessária para um saudável debate democrático, por óbvio ! – venha reclamar das análises de AndersonsBlog, vale lembrar uma velha máxima: pesquisa é um retrato do momento. Dito isto, vamos a primeira análise deste site em relação a pesquisa IPESPE/FAN FM, divulgada pela emissora nesta quarta, 1º de junho – lembrando que a pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Socioeconômicos (IPESE) em parceria com a FAN FM entre os dias 21 e 27 de maio, ouvindo 601 pessoas, com registro no TRE/SE de número 03893/2022, com índice de confiança de 95,45% e margem de erro de 4,08%. E, como já é também praxe neste espaço, vamos apresentar os números obtidos excluindo nulos, brancos, não soube e não respondeu. Com isso passamos a ter um cenário de eventuais votos válidos na consulta para o governo nas Eleições 22. Aos números e, depois, à análise.

Em quem votaria para governador (intenção de votos válidos)

Valmir de Francisquinho – 50,7%

Fábio Mitidieri – 22,1%

Rogério Carvalho – 12,4%

João Fontes – 5,9%

Alessandro Vieira – 4,1%

Antônio Neves – 2,3%

Elinos Sabino – 2,2%

Emanoel Franco – 0,3%

Com o resultado capturado pela pesquisa, é possível entender que o eleitorado sergipano, neste momento, tende a resolver as Eleições 22, em relação a disputa para governador, ainda no 1º turno, uma vez que o líder nesta e em todas as pesquisas feitas até este momento, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), pela primeira vez rompe a casa dos 50% de intenções de voto, alcançando, mais precisamente, a marca de 50,7%. Também na análise dos votos válidos, fica claro que, na eventualidade de ocorrer um 2º turno, estariam nele Valmir e mais um – atualmente essa segunda vaga ficaria com o pré-candidato governista, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Daqui a pouco, outras análises de AndersonsBlog sobre os números da pesquisa IPESE/FAN FM. Segura aí que “nóis vorta nestante”, em clima devidamente junino!

Deixe um Comentário