PSOL faz convenção, confirma Niully Campos ao governo, Henriclay Andrade ao Senado e pode ser a maior pedra no sapato do PT nas Eleições 22

Se dependesse apenas do bom gosto para a escolha do local da convenção, o PSOL já sairia na frente. É que no final da tarde desta quinta, 4, o partido realizou sua convenção na Escola do Legislativo, na pç. Fausto Cardoso, centro de Aracaju. O prédio é lindo e, antigamente, era a própria sede do legislativo sergipano.

Mas eleição não sobrevive de bom gosto e de respeito à história, infelizmente, né não? Assim, de toda sorte, o PSOL lançou seus dados: Niully Campos é a candidata a governadora, única mulher na disputa, tendo o psolista de quatro costados Demétrio Varjão como seu vice e, finalmente, o neo-psolista Henriclay Andrade como candidato ao Senado.

Lógico que ninguém entra numa disputa eleitoral para perder, né? Mas o PSOL sabe o seu tamanho. E, para AndersonsBlog, às vezes até mesmo duvida dele. Explica-se: alguns interlocutores psolistas do blog não concordam com a opinião aqui da casa de que o PSOL fará frente, sim, ao PT nestas Eleições 22. Mas AndersonsBlog não muda uma vírgula do que já escreveu sobre o assunto.

A verdade é que o PSOL foi descartado de forma deselegante pelo PT – ou melhor, pelo pré ao governo petista em pessoa, Rogério Carvalho. E, a favor de Rogério, registre-se: o PSB, que conquistou a vaga de pré ao Senado ao lado dele, com Valadares Filho, de fato tem mais estrutura do que o PSOL.

Mas aí veio o golpe fatal: nem a vice na chapa de Rogério chegou a ser cogitada para o PSOL! Aí os brios foram feridos: primeiro os de Henriclay, que sempre hipotecou apoio a Rogério até ver seu partido defenestrado duma possível união eleitoral.

Depois – e essa cisma vem de há muito – da composição para os proporcionais, que tem o ex-petista Iran Barbosa, estadual que busca a reeleição, ao lado da vereadora de Aracaju, Linda Brasil, como potenciais puxadores de voto para garantir uma bancada psolista na Alese.

E, por fim, se ainda não mexeu, deveria mexer forte nos brios do PSOL como um todo por conta dessa conturbada relação eleitoral com o PT neste ano da graça de 22.

É que, afinal, quem será a candidatura que de fato representará a esquerda em Sergipe? Na leitura de AndersonsBlog, até o PSTU tem mais legitimidade do que o PT no campo da esquerda.

Assim, se o PSOL souber garimpar nessa seara, pode, sim, sair maior do que o PT em Sergipe, ao menos na luta para garantir representatividade esquerdista.

Ou seja: achar que Niully pode superar Rogério é meio arriscado, em termos de análise política. Mas é fato que o PSOL, a depender do conjunto da obra em 2 de outubro próximo, pode, sim, superar o PT junto a esquerda sergipana. A conferir!

Deixe um Comentário