DÓ – Não compre, plante – O Governo de Sergipe precisa agora dar os passos corretos para a implementação da política pública que estabeleceu o uso da cannabis medicinal para os pacientes do SUS. 7NOTAS defende que é mais do que essencial, é justo e legítimo, que o governo use, exclusiva e prioritariamente, a produção local. Nosso estado tem alta capacidade de cultivo de marijuana. Se a erva existia tanto para ser apreendida, por que deveremos comprar de outros estados? O impulso na economia será gigantesco.
RÉ – Gustavo Faro, Guardião Marijuana Garden – O biólogo Gustavo Faro está vivendo com muita alegria e olhos marejados a oficialização do uso da cannabis pelo SUS e todo o apoio dado pelo Governo de Sergipe para a realização de pesquisas com a planta. Pesquisador do tema há vinte anos, Gustavo chegou a ser preso em 2004 pelo cultivo de uma muda: “‘estamos vivendo um momento de reparação histórica, ninguém consegue barrar a força e o poder de cura da natureza.”
MI – Branca do Povo e o poder de mobilização das massas – Em Sergipe, final de toda eleição, é useiro e vezeiro ouvir marqueteiro político contar vantagens sobre os seus feitos. O enfoque é quase sempre no poder de criação da imagem do candidato, como se o trabalho de articulação e mobilização de rua não tivesse importância nenhuma. O que está longe de ser verdade. Só para citar um exemplo mais recente, quem viveu a campanha de Valmir de Franscisquinho para governador viu a importância e a grandiosidade do trabalho de Branca de Neve, que é, indiscutivelmente, o melhor mobilizador de massas e articulador de rua em campanhas políticas de Sergipe. Como ele, só o saudoso Rosalvo Alexandre. Branca conhece Aracaju minuciosamente. Os candidatos a prefeito que se preparem: para onde ele vai, leva as massas.
FÁ – Oi, sumido – Esta 7NOTAS está com a forte impressão de que o portal UOL está evitando postar manchetes, com direito a fotos, com o presidente Lula em sua primeira página. Pode ser mera coincidência, imaginação ou teoria da conspiração, mas da imensa maioria
das vezes em que acessamos o site, o nosso Lula não estava lá. O que há? Há alguma coisa no ar?
SOL – Sergipe se destaca, mas Alagoas segue à frente – É bem verdade que a Onshore Week, encerrada na quinta, 13, lá em Maceió, deu destaque especial pra Sergipe, especialmente por sermos a maior reserva de gás que se tem conhecimento e com amplo potencial exploratório. Mas também é verdade que Alagoas está anos-luz a nossa frente em termos de investimentos privados e públicos na produção de energia. Que esse cenário mude rapidamente, né verdade?
LÁ – Indo aonde as oportunidades estão – nesse sentido, de buscar o dinheiro aonde ele está e transforma-lo em investimento, ponto pro Governo de Sergipe que realiza o Sergipe Day no próximo dia 25 de abril, no Salão Nobre da Fiesp, no coração financeiro do Brasil, em plena av. Paulista, São Paulo/SP. Ao apresentar as nossas potencialidades pra nata do PIB industrial brasileiro, a tendência natural é que essa turma de quatrocentões abra os olhos e perceba que Sergipe é o que há em termos de faturamento energético. Mas venham pra cá de carteira aberta, pois há muito o que se fazer em infraestrutura, viu empresariado?
SI – Pessoa certa no lugar certo – Dando prosseguimento a sua reforma administrativa, o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), nomeia nesta segunda, 17, o médico sanitarista Antônio Samarone como secretário de Cultura da cidade serrana. Olha, pra 7NOTAS não haveria nome melhor. É que Samarone é testado em gestão, por exemplo, num órgão como a SMTT de Aracaju. E, como se sabe, gerir trânsito é sempre complicado. Mas essa experiência, aliada a comprovada capacidade intelectual de Samarone, seguramente garantirá uma Cultura pulsante, ativa e bem gerida. Muito diferente da maioria das nomeações pra esse tipo de pasta pelos municípios afora, quando a opção é meramente política e não para que algo seja feito em termos de valoração cultural. Jogue duro, Samarone! E parabéns, Adailton!