Apesar de ter se tornado sucesso abrangente em 1991, através da versão de Ricardo Chaves, a canção We Are the World of Carnaval foi composta, originalmente, em 1988 pelo então publicitário Nizan Guanaes – atualmente ele se define como “ex-publicitário” e é dono de uma consultoria.
Na verdade, Nizan fez a música para um projeto macro, amplo, que reuniu a fina nata da música baiana do final dos anos 1980 para arrecadar fundos para as Obras Sociais Irmã Dulce, hoje a nossa Santa Dulce dos Pobres.
Mas seja na versão original, na linha da sensacional We Are the World, de Michael Jackson, com cada um cantando uma parte da letra, seja na versão solo de Ricardo Chaves, o que se destaca mesmo são as sacadas de Nizan e por isso mesmo é ele quem merece os méritos e o reconhecimento aqui de AnderSonsBlog.
Olha só, leitor e leitora, aquela história de que o sagrado e o profano comungam na folia carnavalesca baiana surge assim na música de Nizan, a pretexto de garantir quem é o baiano que quem for a Salvador vai conhecer: “Ele tem Deus no seu coração/E o diabo no quadril”. Precisa mais?
Precisa sim! Precisa ir a Salvador, pois “vem, você vai conhecer/A cidade de luz e prazer/Correndo atrás do trio”.
Muito PHoda!
E esta visita ao passado de AnderSonsBlog através do MÚSICA É TUDO é a primeira de algumas que ainda virão com uma temática absolutamente ajustada: músicas que exaltam cidades e que, assim como as cidades que elas exaltam, são lindas também! Tem alguma sugestão? Mandaê!
#MusicaéPHODA
#MusicaéTUDO
#Musica