Nunca é demais lembrar: este AnderSonsBlog é a favor da liberdade máxima de expressão, seja quem for que esteja se expressando.
Mas também é necessário destacar que o ofício de se comunicar profissionalmente não pode ser relegado a segundo plano por uma questão básica: quem expressa alguma informação ou opinião tem o dever moral de se responsabilizar sobre o que diz, né isso?
Por isso são mais do que bem-vindos o retorno de Fábio Henrique, acompanhado de Marcos Aurélio, à radiofonia sergipana através ds Rio FM, de segunda a sexta, das 12 às 14h, e a estreia de Luiz Carlos Focca como âncora da Transamerica FM, de segunda a sexta, das 6 às 8h.
E olha que essa opinião da cada aqui nem é baseada na relação pessoal com os três. Sim, porque embora respeite cada um deles, AnderSonsBlog já teve seus entreveros com todos! Com Fábio, as diferentes posições se deram por decisões políticas dele que este site entendeu como equivocadas – caso da parceria firmada como o deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania). Com Focca também já tivermos diferenças de posicionamento profissional claras, ainda que sempre respeitosas. E com Marcos Aurélio, então? Nossa, enquanto esteve secretariando a Comunicação de Itabaiana, AnderSonsBlog e Marcos estiveram em posições diametralmente opostas durante muitos anos!
Ou seja, a celebração deste espaço pelo sucesso profissional desse trio não é uma atitude pessoal. Na verdade se trata de uma percepção da importância de comunicadores sérios dando as suas respectivas caras à tapa nessa selva que tem se tornado a Comunicação em tempos de Internet.
E é simples demais para entender: embora não acredite que a solução seja reservar mercado, AnderSonsBlog entende que a livre circulação da informação precisa, sim, ser devidamente creditada, com quem produz e reproduz fatos e opiniões sendo tanto gabaritado e celebrado quando faz bem o seu papel, como também sendo cobrado e responsabilizado quando houver algum desvio, alguma falha.
Aí quando a gente tem na ativa três profissionais do gabarito de Fábio, Marcos e Focca, é claro que há uma tranquilidade maior, o que gera mais credibilidade, justamente por esses três se unirem a um time de radialistas e jornalistas que já labutam na radiofonia sergipana com muito louvor.
E quanto mais gente preparada lidando com a informação diária, maiores as chances de que a população seja bem informada e com a responsabilidade no trato da informação sendo não apenas o objetivo, mas sendo a base de tudo o mais que vier a acontecer.
Portanto, Fábio, Marcos e Focca, sejam bem vindos e façam o que todo o Sergipe sabe que vocês são capazes de fazer: um ótimo trabalho que dignifica e amplia a força do jornalismo sergipano. Em frente, amigos!