Feira do Caminhão e Festa do Caminhoneiro: até mesmo na hora dos festejos juninos Itabaiana é diferenciada e consegue fazer da alegria um grande e justo negócio

Imagina se, em meio a grandes atrações nacionais, cantores, bandas, cantoras, duplas e tal, os artistas locais tiverem presença garantida e confirmada, com cachês devidamente pagos – respeitando os valores de mercado – e garantindo aquecimento da atividade cultural e musical locais, hein?

E, além disso, imagina se em plena festa maior, que culmina no dia do padroeiro dessa cidade, além da festa em si, ocorresse uma mega-feira de negócios que, somente este ano, promete movimentar mais de R$ 60 milhões? E com um detalhe: neste ano de 23, somente no dia da abertura desse evento econômico, já foram R$ 20 milhões em negócios fechados!

Parece diferente e diferenciado um lugar assim, né? Pois é! E esse lugar existe e está bem pertinho de todo sergipano e de toda sergipana.

Se trata de Itabaiana, bem no centro do estado, e para onde convergem todos os caminhos desde a sexta, 9, e seguindo até a segunda, 12, com a realização concomitante da Feira do Caminhão, o maior evento do segmento de transporte de carga do Nordeste, e a Festa do Caminhoneiro, na sua 56ª edição e que só parou durante dois anos, 20 e 21, em virtude da pandemia.

E tudo culminando com a procissão de Santo Antônio e Almas, na terça, 13 – mas este ano tem uma novidade: a Caminhada do Santo Antônio Fujão, no domingo, 11, saindo da Igreja Velha até o centro da cidade, um resgate histórico que faz jus a belíssima história de Itabaiana.

Mas, como sempre faz, AnderSonsBlog avisa logo: é suspeitíssimo para falar de Itabaiana por conta de seus 10 anos de relação profissional e emocional com a cidade. Mas aí é que está a graça mesmo: falar bem do que se conhece e se gosta é fácil demais!

E embora não seja a cidade perfeita – porque nenhuma o é – Itabaiana está realmente muito acima da média das demais cidades sergipanas e até mesmo brasileiras.

É da natureza do povo itabaianense, mas também é uma característica desses últimos 10 anos, quando se instituiu por lá o que se convencionou chamar de Escola Valmir de Francisquinho de Gestão.

É que o ex-prefeito, do PL, foi sim o responsável por um jeito de administrar que encampou todas as características itabaianenses mais admiráveis: trabalho, empenho e só se conformar com as coisas feitas, prontas e funcionando plenamente.

E aí a gente tem, por exemplo, na sexta, 9, dia do início da Feira do Caminhão, a inauguração de um Centro de Referência ao Atendimento da Mulher (CRAM). Em outros lugares o mais comum seria “guardar” a inauguração para uma outra data, já que a cidade já estava em festa, né verdade?

Mas em Itabaiana, sob o comando do mais aplicado aluno da Escola Valmir de Francisquinho de Gestão, o prefeito Adailton Sousa, também do PL, não é assim que a banda toca: a inauguração do CRAM veio junto com os festejos tradicionais da cidade porque o centro de referência já precisa trabalhar durante a festa, época em que os excessos etílicos costumam amplificar, infelizmente, a violência contra a mulher. Ouse já: nada de “guardar” inauguração, não! Foi feita? Tá pronta? Então bota pra trabalhar.

Mas aí, na mesma sexta, só que já a noite, finalmente a Feira do Caminhão é aberta. E ver todos os principais expositores, Mercedes Benz, Volvo, VW, dentre outros, fazerem o uso da palavra e dizerem, quase que em uníssono, que “em Itabaiana não tem crise” é ou não é de arrepiar?

E, registre-se, todos também celebrarem Elton da Multiprints que, mesmo diante das dificuldades que a pandemia impôs ao setor de transportes, ter sido um guerreiro na luta pela captação de expositores é também algo que impressiona positivamente!

E, finalmente, a partir de hoje, mais conhecido como sábado, 10, a Festa do Caminhoneiro vai começar. Além das atrações musicais afamadas, tem uma mega-carreta na manhã da segunda, 12, que é de cinema!

Mas o mais impressionante segue sendo esse espírito empreendedor e realizador de Itabaiana. Que assim siga, pelos séculos e séculos, amém! E viva a Feira do Caminhão! E viva a Festa do Caminhoneiro! E viva Itabaiana!

 

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário