Uma nova pesquisa sobre o cenário eleitoral para as Eleições 24 na Barra dos Coqueiros, desta feita realizada por mais um instituto, o Nunes Paulista, de forma presencial ouvindo 488 eleitores e eleitoras da Barra entre os dias 7 e 9 de agosto deste ano da graça de 23, confirma o que todas as pesquisas têm demonstrado: liderança de Airton Martins (sem partido) na intenção de votos para prefeito, alta rejeição à gestão do atual, Alberto Macedo (MDB) e um tópico muito interessante que ajuda a entender os demais números, com a gestão de Airton até o ano de 20 continuando a ser muito bem avaliada pelos barracoqueirense. A margem de erro da consulta é de 4,39% e intervalo de confiança de 95%.
Mas vamos aos números: quando a pergunta é em quem o entrevistado votaria para prefeito, Airton Martins dispara na frente com 57,5%; em segundo vem Alberto Macedo, com 22,9%; a terceira posição é ocupada por Danilo Segundo (PT), com 5,9%; Nenhum/Branco/Nulo somam 10,1%; e Não Sabe/Indeciso ficam em 3,6%.
Nesse primeiro cenário, a preocupação maior do atual gestor aparece: é que, nessa consulta, os nomes de anteriormente possíveis candidatos, caso de Gilson dos Anjos (União) e Alysson (Solidariedade), que foram encampados pela gestão de Alberto, não foram apresentados à população ouvida, o que sugere que as possíveis intenções de voto nos dois já estariam, em sua maior parte, creditadas a Alberto. E nem assim o atual prefeito reagiu na preferência popular.
Já em rejeição Alberto lidera: quando a pergunta é, desses nomes, em qual o entrevistado e a entrevistada NÃO votaria de jeito nenhum, Alberto tem 29,4% das citações; Danilo, 24,2%; Airton apenas 6,2%; Nenhum/Branco/Nulo, 31,7%; Não Sabe/Indeciso, 8,5%.
Isso ajuda a explicar o fato da gestão de Alberto ser desaprovada por 53,9% do eleitorado; aprovada por 33,8%; e Não Sabe/Não Opinou, 12,4%. Numa frente diametralmente oposta, quando se pergunta se o eleitorado aprovava a gestão de Airton Martins, os números são excelentes para o ex-prefeito: 81,4% aprovavam; apenas 10,3% desaprovavam; e Não Sabe/Não Opinou alcançam 8,2%.
AnderSonsBlog já afirmou isso, mas vale a pena recuperar essa análise: lógico que ainda falta muito tempo para as Eleições 24, mas o eleitorado da Barra dos Coqueiros se manifesta muito fortemente a favor do retorno de Airton Martins. Se as coisas seguirem como estão, seja do ponto de vista da qualidade – ou falta de – da atual gestão, seja no comportamento político-eleitoral do próprio Airton, o ex-prefeito segue firme rumo a um 4º mandato na Barra. Que siga o baile!