Em seu segundo ano, ocorrido no final de semana passado, 11 e 12 de agosto, o Festival de Inverno de Palmares já alcançou uma unanimidade: se trata do evento festivo público sergipano com maior potencial de crescimento nos próximos anos.
E porque AnderSonsBlog afirma isso? Bem, primeiro porque a gestão da prefeita Simone de Dona Raimunda (PSD) foi feliz demais em escolher Francisco Dantas, escritor riachãoense que fala para o mundo, como homenageado deste ano. Isso lançou os olhares culturais do país inteiro para o festival.
Depois porque a escolha de Alceu Valença como atração principal ajudou a levar até o povoado Palmares muita gente que, de outra maneira, talvez jamais tivesse a curiosidade de conhecer um lugar tão agradável, tão frio e tão diferente do resto de Sergipe. E quem conhece Palmares, com certeza não esquece.
Daí que, se nas próximas edições o governo do estado não encampar amplamente o Festival de Palmares, perderá ótima oportunidade de otimizar o fluxo de turistas no mês de agosto – atentemos para o fato de que em junho e julho o total de passageiros no aeroporto de Aracaju cresceu consideravelmente – com uma festa realmente diferenciada e quem tem potencial para atrair um público qualificado – e com grana, claro! –, até mesmo pela natureza do tipo de evento.
Assim, Turismo, Funcap e Comunicação, ou seja, Marcos Franco, Amorosa e Cleon Menezes, prestem máxima atenção a essa oportunidade que se apresenta a vocês e, com isso, convençam o governador Fábio Mitidieri (PSD) que o agosto sergipano, nos próximos anos, não precisa ser de “desgosto” – que trocadilho horrível esse, viu? – pro turismo, beleza?
Já a inciativa privada, se bem souber, entra em contato com a prefeitura de Riachão desde já para prospectar o Festival de Inverno de Palmares do ano que vem. Operadores de turismo e rede hoteleira, então, nem se fala! Está na hora de começarem a desenvolver pacotes específicos para a próxima edição e faturar muito bem em cima do evento.
E as grandes marcas? Ora, é um princípio básico do marketing que o alinhamento de grandes marcas com grandes eventos não é apenas marketing, pois acaba sendo uma forma de tornar maior e mais nobre o que as pessoas já têm como algo bom, né isso?
Então é só imaginar aquela marca de café, só pra ficar num exemplo: se ela já é boa, imagina ela ligada diretamente a um festival em que um cafezinho quentinho tem absolutamente tudo a ver?
E o cafezinho se trata apenas de um exemplo, mas vale também pra chocolate, pra qualquer que seja a bebida alcoólica, mas com os destilados em destaque, vale também para a indústria alimentícia. Enfim, as oportunidades são praticamente infinitas.
Percebe por quê, leitor e leitora, se o governo do estado e o setor privado não abraçarem a causa do Festival de Inverno de Palmares estarão cometendo um tremendo e imperdoável vacilo? Que siga o baile e que venham os outros festivais para gente conferir, né não?