Que o prefeito Assisinho (PL), de Malhador, tem feito um trabalho impressionante no município, disso ninguém duvida!
Mas em mais uma pesquisa de opinião pública, desta feita realizada pelo Instituto França, esse trabalho alcança também números impressionantes de aprovação e, por consequência, de intenção de voto para o atual prefeito, que segue firme e forte para a reeleição nas Eleições 24.
Aos dados da pesquisa: realizada nos dias 21 e 23 de agosto de 23, a consulta ouviu 591 malhadorenses, tem margem de erro de 3% e intervalo de confiança de 95%.
E como o Instituto França realizou uma pesquisa extremamente detalhada, vamos aos números, começando pelas intenções de voto nos mais variados cenários e possibilidades.
Na condição induzida, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados e entrevistadas, o primeiro cenário consultado apresentou a liderança de Assisinho com 80,56%; Elayne de Dedé, 3,45%; Leo Leondes, 2,11%; Nenhum/Branco/Nulo, 3,45%; e Não Soube/Não Respondeu, 10,43%.
Num segundo cenário apresentado, novamente liderança de Assisinho com 84,63%; Elayne de Dedé, 4,17%; Leo Leondes, 3,71%; Kariny Freire, 1,45%; Nenhum/Branco/Nulo, 2,71%; e Não Soube/Não Respondeu, 3,33%.
A partir de agora, vamos para os confrontos diretos entre Assisinho e os demais possíveis candidatos. Na primeira disputa consultada, liderança de Assisinho com 88,69%; Leo Leondes fica com 3,17%; Nenhum/Branco/Nulo, 3,17%; e Não Soube/Não Respondeu, 4,98%.
Na disputa seguinte, a liderança se mantém com Assisinho, angariando a intenção de voto de incríveis 90,05%; Kariny Freire, 1,36%; Nenhum/Branco/Nulo, 4,07%; e Não Soube/Não Respondeu, 4,52%.
E, finalmente, na última disputa direta consultada, mais uma vez Assisinho à frente com 84,52%; Elayne de Dedé, 5,07%; Nenhum/Branco/Nulo, 3,62%; e Não Soube/Não Respondeu, 6,79%.
Ainda como forma de aferir o potencial de cada uma das pré-candidaturas, o França apurou o índice de rejeição delas. Nesse caso, a liderança é de Kariny Freire, rejeitada por 35,29% do eleitorado; em seguida vem Elayne de Dedé, com rejeição de 25,34%; Leo Leondes, 13,57%; Assisinho tem o ínfimo índice de 1,81%; Nenhum/Branco/Nulo, 5,43%; e Não Soube/Não Respondeu, 18,55%.
Analisando esses números, algumas considerações: Elayne de Dedé e Assisinho, ainda que adversários políticos, têm em comum a figura do líder Dedé do Inhame, pai de Elayne e tio de Assisinho. Na hora da disputa, a verdade é que há a possibilidade da família pesar mais, do coração falar mais alto e esse confronto nas urnas nem ocorrer. Mas isso só o tempo dirá, certo?
Já na disputa entre Assisinho e Leo Leondes, fica claro que o opositor terá muito chão pra percorrer e, ao menos até agora, sua pré-candidatura está comendo poeira na estrada eleitoral e Assisinho nem o vê no retrovisor, de tão larga que é a vantagem do atual prefeito.
Já na disputa entre Assisinho e Kariny Freire, que se diz a efetiva opositora da atual gestão no município, fica claro o que se diz de Kariny nas rodas políticas malhadorenses: o zum-zum-zum é que ela, politicamente, não agrega e que suas posições mais afastam do que somam. E os números confirmam isso, né verdade?
Mas, afinal, e quais as razões pra uma liderança tão expressiva de Assisinho em todos os cenários e disputas para as Eleições 24? Sem sombra de dúvida é a aprovação da gestão em curso. Quando perguntados se aprovam ou não a gestão de Assisinho, malhadorenses respondem da seguinte forma: Aprova chega a incríveis 93,78%; Não Aprova, diminutos 3,68%; Nem Aprova e Nem Desaprova, nanicos 1,39%; e Não Soube/Não Respondeu, 1,15%.
E pra fechar definitivamente a tampa, quando o Instituto França pergunta para entrevistados e entrevistadas o que é melhor para Malhador, as respostas são acachapantes: Continuar com a Gestão do Prefeito Assisinho, 90,21%; Eleger Alguém da Oposição, 5,17%; e Não Soube/Não Respondeu, 4,62%.
Claro que não existe eleição vencida de véspera e que isso deve ser colocado em prática pelo prefeito Assisinho e por seu agrupamento político. Mas tanto para este AnderSonsBlog, como para você, leitor e leitora, resta alguma dúvida de que a reeleição de Assisinho está extremamente bem encaminhada com vistas às Eleições 24? Hein? E aí?!