Algumas movimentações do bloco da política de Aracaju chamaram a atenção deste AnderSonsBlog. Algumas delas por serem, de fato, movimentações em si. Outras justamente por não se movimentarem, ora pois!
Assim, o resumo das prés a prefeitura da capital foi visto e avaliado dessa forma pela casa aqui: comecemos por Luiz Roberto (PDT), o pré dos sonhos do prefeito Edvaldo Nogueira, do mesmo PDT. Afora uma ou outra aparição ao lado de Edvaldo, Luiz não repetiu a dancinha por ele executada nas festas de confraternização dos servidores da prefeitura de Aracaju no final do ano passado, preferindo ficar nuns passinhos muito mais comportados, tipo ‘só no sapatinho’! Uma pena, por sinal, já que esta era a época propícia pra dançar pra valer, nem que fosse pra pagar mico, né não? Portanto, como folião, Luiz Roberto ficou mais praquela vibe do ‘carnaval em família no sítio’ do que daquela de ‘cair pra dentro da multidão’.
Já a pré a prefeita Emília Corrêa (Patriotas e, em breve, PRD), por ser evangélica, optou por um clima mais ameno, fixando-se em suas redes sociais e coisa e tal. Só que, dentre os evangélicos, muita gente celebra o reinado de Momo justamente com cultos e reunião de muita gente não para farrear, mas para orar! No caso de Emília, a vibe carnavalesca foi mesmo a do chinelão de dedo e nada pra fazer, muito mais pra recarregar as energias do que qualquer outra coisa. E isso faz sentido pelo fato de que Emília, que largou na frente, sem dúvidas, vê concorrência chegando de todo lado na disputa pela prefeitura de Aracaju, né verdade?
Enquanto isso, Yandra Moura (União) não perdeu nenhuma oportunidade: foi dos bloquinhos às reuniões evangélicas com o mesmo empenho e disposição. Aliás, nessa segunda seara, a dos evangélicos, Yandra deu um verdadeiro banho em Emília, pois recebeu apoio de diversas congregações nesse período, num clima de vai pra folia quem quiser foliar, mas de grande respeito aos que preferiram o período carnavalesco para orar e louvar. Sai, portanto, da festa pra caminhada eleitoral com uma grande amplitude, viu?
E, finalmente, Candisse Carvalho (PT), que deve ter seu nome homologado pelo partido como pré a prefeita nesta segunda, 19, foi a mais animada foliã dentre todos os que almejam a prefeitura. Além de marcar presença no interior, mais precisamente em Neópolis, Candisse foi presença marcante no Rasgadinho, o maior e mais organizado carnaval de Aracaju. E por lá, diante da presença de milhares de foliões a cada dia da festa, Candisse pode testar uma máxima que, salvo engano, foi dita por Jackson Barreto: a de que só está pronto pro embate quem passa pelo crivo das ruas. E o Rasgadinho é um crivo e tanto, né não?
Bem, e porque AnderSonsBlog não citou outras prés a prefeitura tipo Dr. Emerson (PCdoB), Danielle Garcia (MDB), Niuly Campos (PSOL) ou Katarina Feitoza (PSD)? Bom, é assim: esse bloco parece ser mesmo dos que acreditam que o ano só começa depois do carnaval e pouca ou quase nenhuma atividade carnavalesca assumiram, então…
Mas é bom lembrar que, embora a máxima do ano novo após o carnaval fazer um certo sentido, em ano eleitoral a coisa começa bem mais cedo, né não? Se brincar tem gente se mobilizando desde o final do carnaval de… 23, ora pois! Ou será que tem gente achando que dá pra receber as chaves da cidade das mãos de Momo mesmo sem ir primeiro ‘onde o povo está’? Brincadeira, né? Sigamos!
1 Comentário
Lila Moura
Perfeito, jornalismo com decência.
Aplausosssss!!