A coluna Domingueira, do Portal Fan F1, já se tornou um clássico do jornalismo político sergipano. Comandada pelo grande Narcizo Machado, nesta semana com o auxílio luxuoso de outro grande nome jornalístico, Diego Rios, a última Domingueira levantou um tema interessantíssimo (leia AQUI): eleito por Sergipe, com votos de sergipanos e sergipanas, o deputado federal Rodrigo Valadares (União) defende o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com unhas e dentes. E está plenamente no direito dele!
Mas não estaria faltando ser também um deputado de Sergipe e para Sergipe? Senão, vejamos: o deputado João Daniel (PT) é Lula, né? Mas tem muitas pautas voltadas exclusivamente para Sergipe.
E no Senado, então? Aí é que fica mais clara a necessidade de um posicionamento em que se apoie o seu líder, mas sem deixar de dar total suporte a outras questões, sejam elas nacionais ou sejam elas sergipanas.
Laércio Oliveira (Progressistas) é bolsonarista, mas é muito mais um defensor, por exemplo, das possibilidades econômicas para Sergipe advindas da Lei do Gás, da qual foi relator, né isso? E Rogério Carvalho (PT), lulista de primeiríssima hora – quem não lembra das Caravanas Lula Livre promovidas por Rogério em 17 e 18? –, mas que também advoga fortemente pra Sergipe através do #VoltaPetrobras?
São bons exemplos do que se espera de Rodrigo Valadares em Brasília. No mais, a leitura do texto de Narcizo Machado diz o que é preciso ser dito. Portanto, boa leitura!
“Um apelo a Bolsonaro: devolva Rodrigo Valadares para ser deputado de Sergipe
Narcizo Machado*
Há algum crime em defender Bolsonaro? Não! A democracia permite, e como sou democrata não criminalizo. Mesmo sob o risco de ser criminalizado quando emito opiniões e críticas.
Já é esperado, e por isso estamos preparados e conscientes de que os 49.696 eleitores de Rodrigo Valadares podem vir à página e nos detonar. Sabemos também que o exército digital, humano ou robôs, virão com as frases em clichê. Normal! O importante é que, ao final, Rodrigo reflita, e mesmo que não mude de rota imediatamente, ao menos num futuro próximo cuide dos sergipanos e das sergipanas.
Para que elegemos um deputado federal? Qual o papel da Câmara dos Deputados na República? Representação, elaboração de lei
s e a fiscalização, essas tarefas políticas e protocolares resumem.
Se formos às redes sociais do deputado sergipano, que, sem dúvidas, é o melhor representante do bolsonarismo em Sergipe, pouco encontramos dos problemas nossos e, muito menos, acharemos qualquer sinal de que o deputado atue para ajudar a resolvê-los.
Para não agir com injustiça, três situações, ou melhor, três postagens foram vistas: uma com recursos para Simão Dias, outra com recursos para Itabaiana. É uma atuação importante. Por fim, uma defesa de que haja mais agilidade para a liberação de licenças ambientais. Nada mais!
No cenário nacional, há críticas ao governo Lula, postagens que podem levar Rodrigo a dizer que está atuando como fiscal. Tudo bem! Aceitemos como uma fiscalização. Mas, muito mais poderia ser feito. Inteligente que é, Rodrigo poderia aprofundar assuntos e não se resumir a postar suposta fiscalização sem maiores desdobramentos.
Encontramos também uma pontual crítica à aproximação de Danielle Garcia com o prefeito Edvaldo Nogueira. Que bom que acompanha a política da Capital, onde pretende eleger a esposa vereadora.
No mais, o foco é Bolsonaro, Bolsonaro, Bolsonaro e, além disso, Bolsonaro. Para esta Domingueira, foram verificadas as contas no Instagram (@rodrigovaladares_) e X (@DepRodrigo_). Em ambas, Rodrigo alimenta o público bolsonarista não só de Sergipe, mas de todo o Brasil.
Viagens internacionais em defesa da direita e viagens por outros estados brasileiros. Seria conhecendo realidades e políticas públicas para cobrar inovações em Sergipe? Não! O mesmo de sempre, perseguindo Bolsonaro.
No meio da última semana, Rodrigo participou de uma live com Eduardo Bolsonaro. Nela, a prova cabal de que há uma urgente necessidade de reavaliação. A pergunta é: um deputado é eleito para defender o povo, ou um líder político?
Valadares diz, na live, que deve seu mandato a Deus, ao ex-presidente Bolsonaro e a Eduardo Bolsonaro. Está explicado porque as pautas de Sergipe não estão em seu foco.
Mas, Rodrigo não quer parar com o desvirtuamento da função legislativa resumida em sua presença na Câmara Deputados. Ele também disse a Eduardo, que os bolsonaristas devem votar em representantes para a Câmara de Vereadores que estejam comprometidos com Bolsonaro e suas pautas conservadoras.
Bolsonaro acima de tudo, Bolsonaro acima de todos!
E Sergipe?
Com a palavra, o eleitor.
*é Jornalista”.
1 Comentário
Ribeiro Filho
O problema que o Narciso Machado não atentou nessa cobrança, é que os outros nem são deputados, parece mais eles foram amputados…kkkkkk