Há um ‘silêncio ensurdecedor’ em praticamente toda a mídia sergipana em relação ao desempenho do senador Rogério Carvalho (PT) na CPI da Braskem. Sem fazer ilações, mas muito disso advém do fato de Rogério, hoje, ser o principal opositor ao governo de Fábio Mitidieri (PSD). Porém, AnderSonsBlog, que não tem nada com isso, não silencia e diz com todas as letras: Rogério, como relator dessa CPI, está tendo um desempenho brilhante.
Explica-se: na semana passada, o senador sergipano conseguiu algo até então impensável, pois um diretor da Braskem, emparedado por Rogério, simplesmente assumiu que a responsabilidade pela tragédia ambiental que sucumbiu bairros inteiros de Maceió, a capital do querido estado das Alagoas, é mesmo da Braskem.
Só isso já foi um passo enorme para que a reparação para milhares de famílias se torne uma realidade!
E esta semana, veja só, leitor e leitora, mais um desdobramento incrível: o engenheiro de controle e automação, responsável pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida pela Flodim do Brasil, Vitor Bourbon, admitiu, durante interrogatório conduzido por Rogério, que não havia assinado documentos fundamentais para que a Braskem, que por sua vez contratou a Flodim, pudesse operar na mineração de sal-gema, que foi o que ocasionou a tragédia em Maceió. Ou seja: indícios muito claros de que houve falsificação de assinatura nesses documentos! E isso é gravíssimo!
Lógico que muita gente ‘torce o bico’ pra Rogério, especialmente por suas crenças ideológicas, políticas e por suas preferências eleitorais.
Mas é impossível não reconhecer que Rogério Carvalho, enquanto relator da CPI da Braskem, está tendo um desempenho que enche de orgulho os sergipanos e as sergipanas que se solidarizam com o sofrimento dos nossos irmãos e irmãs das Alagoas, cujas vidas foram severamente prejudicadas pela ação deletéria da Braskem em Maceió.
A identificação e a devida responsabilização, com as punições devidas, a quem fez tanto mal ao povo alagoano é primordial não apenas para as reparações necessárias às milhares de famílias que perderam suas casas e viram suas vidas transtornadas, mas também para que tragédias ambientais dessa monta não venham mais a ocorrer no Brasil.
Quando se pune firmemente crimes desse tipo, as empresas redobram seus cuidados, elaborando protocolos de atuação que impeçam a ocorrência de danos ambientais que, ao final e ao cabo, prejudicam populações inteiras, como é o caso do ocorrido em Maceió.
É por aí mesmo, Rogério Carvalho! Continue jogando duro! O povo de Maceió e de todo o Brasil lhe agradece penhoradamente!
Confira no vídeo abaixo mais esse momento memorável e histórico da CPI da Braskem em Brasília!