Olha, o debate político em Sergipe tem se acelerado e se acalorado nos últimos tempos. Muito disso é motivado pelo comportamento do próprio governador Fábio Mitidieri (PSD). É que ele parece pouco disposto a enfrentar debates com seus oposicionistas sem partir para a estratégia do ‘ataque é a melhor defesa’.
Quando se está falando de eleições, pode até ser – mesmo que não seja uma regra. Mas quando se está falando de gestões, a coisa muda de figura radicalmente. Quem está na posição de gestor tem mais é que ter argumentos para contra-atacar e não apenas ataques como forma de contra-ataque, entende, leitor e leitora?
E embora uma grandiosa parte da mídia reproduza esses ataques, reduzindo o debate público a uma mera ‘rinha’, nem por isso elas passam a ser a melhor resposta. Tudo isso aqui relatado por AnderSonsBlog diz respeito a forma como o governador Fábio Mitidieri tratou as críticas à condução da Saúde pelo seu governo.
Apesar de ter feito ‘visita surpresa’ – ao lado do secretário de Saúde, Valter Pinheiro, é difícil considerar que foi surpresa, né verdade? – ao Hospital de Urgência João Alves; apesar de ter convocado reunião com órgãos fiscalizadores; apesar de ter feito o que fez, o que mais chamou a atenção foi como ele tratou as críticas do senador Rogério Carvalho (PT). Chamar Rogério de “pior secretário” resolve em quê o problema? Muito pelo contrário, já que oportunizou a Rogério lançar desafio a Fábio para um debate.
E, de mais a mais, era Rogério quem estava internado no setor de trauma do João Alves fazendo vídeos e mostrando o caos por lá? Não! Rogério, como é o seu papel de opositor, foi o catalizador dessas críticas, mas elas surgiram foi a partir de quem tá sofrendo, na pele e nos ossos, por lá, ora pois!
E toda essa argumentação vem em boa hora devido a licença pessoal que Fábio tirou, de cerca de 10 dias, para participar da formatura de uma de suas filhas nos Estados Unidos. É que, ao contrário de Fábio, espera-se que a oposição não use isso como uma estratégia de ataque.
Explica-se: qual pai e qual mãe não quer o melhor para seus filhos? Qual pai e qual mãe não luta para estar ao lado de seus filhos nos momentos de grandes conquistas deles? Assim, em nome da grandeza necessária para o bom debate público, que essa agenda pessoal de Fábio sirva para ele viver um momento realmente especial ao lado de sua filha, de sua família, e não como mero ‘tacar de pedras’ em relação ao seu governo. Afinal, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!
No mais, que o governador aproveite ao máximo esse momento ímpar na vida de qualquer pai e volte renovado, mais disposto ao debate do que aos ataques que intencionam ser contra-ataques às críticas sofridas. Simples assim!
P.S. 1: AnderSonsBlog já havia alertado que a escolha de Rogério Carvalho como principal opositor havia sido uma decisão do próprio Fábio (leia AQUI). Se assim escolheu, que assim encare isso, sem mi-mi-mis!
P.S. 2: Como a foto que ilustra essa postagem demonstra, institucionalmente não há nenhum reparo a fazer sobre essa ausência rápida de Fábio Mitidieri do governo. É que o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD), que assume o governo pelo fato do vice Zezinho Sobral (PSB) estar na Espanha em evento oficial da Educação, é maduro e está preparado para o cargo. Assim como o deputado Garibalde Mendonça (PDT) também está preparadíssimo para assumir a presidência da Alese. Simples assim também!