Não tem jeito: campanhas eleitorais impressionam, é claro. Mas, como opção clara de definição de voto, este AnderSonsBlog só usa um mesmo e único balizador: os debates eleitorais.
Os mais céticos lembram que as candidaturas podem ser treinadas a exaustão e ‘vencer’ um debate. Ok, tudo bem, tudo certo! Mas, ainda assim, é mesmo no debate que todos os postulantes a cargos públicos ficam mais vulneráveis, pois estão diante de seus concorrentes. E essa vulnerabilidade é positiva, pois surge o lado humano da coisa toda.
Sim, porque até aqui, vamos e convenhamos, com quase tudo sobre as eleições baseado nas redes sociais, aí é que a desconexão com a realidade cresce de forma exponencial – e quantos desserviços à pluralidade e a municipalidade essas redes sociais, os social midias, as trends e as ‘gracinhas internéticas’ têm prestado ao processo eleitoral, viu? Mas isso é assunto pruma outra postagem.
Por agora, vamos ao que temos: terça, 20, o 1º debate entre as candidaturas que almejam a prefeitura de Aracaju pelo Sistema Atalaia de Comunicação. Numa das fotos que ilustra essa postagem, o diretor de Jornalismo, Eduardo do Valle, além dos jornalistas e radialistas Luiz Carlos Focca e André Barros. Além deles, toda uma equipe de muita competência levará ao ar, em pleno meio-dia e em todas as plataformas do sistema, o embate cara a cara entre as 7 candidaturas.
Na sequência, já na quarta, 21, a Rede Fan, via suas plataformas digitais e a Fan FM, sob o comando de Narcizo Machado – que também ilustra essa postagem – e equipe sabatinam candidaturas a prefeitura de São Cristóvão; no dia seguinte, quinta, 22, no mesmo formato, se enfrentam as candidaturas a prefeitura de Socorro; e, finalmente, na sexta, 23, os postulantes à prefeitura da capital sergipana terão novo encontro. No caso da Rede Fan, todos os debates à partir das 20h.
Olha só, leitor e leitora: cada um escolhe o nome que melhor lhe aprouver, melhor lhe agradar e coisa e tal, sem problema nenhum. Mas é inegável que a qualidade de uma futura gestão em cidades tão importantes como as citadas passa diretamente palas qualidades de quem vier a vencer, certo?
E não se trata de santificar, endeusar ou heroificar ninguém, pois como AnderSonsBlog sustenta lá no início desse texto, debates servem para expor candidaturas E quando elas estão expostas, lógico que o lado humano aflora. E é isso o que está faltando – e muito – nestas e já vinha faltando em outras eleições. Tá tudo muito ensaiado, tá tudo muito plastificado e embalado para consumo.
Portanto, que o debate ajude a mostrar de fato quem está preparado para governar e não apenas para fazer uma boa campanha.
Por fim, boa sorte aos debatedores e debatedoras e, do fundo do coração, os parabéns ao Sistema Atalaia de Comunicação e a Rede Fan. Ações como as dessas empresas reforçam a democracia e, melhor ainda, ajudam a gente a escolher cada vez melhor quem comandará os destinos das nossas cidades. É isso!
P.S. e que todos os demais veículos de comunicação sergipanos, na capital e no interior, sigam esses dois belos exemplos. Já pensou debates em todos os 75 municípios do estado? Seria um sonho – que pode se realizar, né verdade?