Desfaçatez política, passando por ginástica mental e chegando a perseguição pura e simples, ilação sobre candidatura de Luciana Deda em Aracaju é caso pra Justiça – e não só a Eleitoral, viu?

Já tinha um tempo que este AnderSonsBlog vinha tentado a voltar a usar nossa seção CHECAGEM, na qual a gente detona fake news sem piedade, até porque elas estão à toda força nas Eleições 24, infelizmente.

E finalmente chegou a hora porque apareceu um caso que é realmente exemplar, pois começa com um fato real, que tem que ser investigado à fundo, sem dúvidas, mas depois chega até a um ponto em que uma fake news é feita na maior cara de pau, através de uma ginástica mental dolorosa e com óbvios interesses eleitoreiros e politiqueiros.

Assim, comecemos pelo fato: o vereador Irmão Kekel do Pão fez denúncia na imprensa e na SSP de que teria sido corrompido com uma proposta de R$ 200 mil para apoiar a candidata a prefeita de Pedrinhas, Eliane Vip. Segundo ele, que se confessou corrupto, teria recebido R$ 80 mil e, depois de gastar parte do dinheiro, desistiu do acordo. E aí ele se confessaria também velhaco, pois se o que ele fala proceder, não devolver o dinheiro recebido seria também velhaquice.

Ou seja: a situação toda é um imbróglio escroto em que não há vítimas, mas sim envolvidos e cumplices do suposto crime eleitoral – afinal de contas a vítima, nesses casos quando comprovados, é a democracia, ora pois! Ainda segundo Kekel do Pão, o intermediador da ação teria sido o ex-deputado estadual Augusto Bezerra que, como se sabe, já teve severos problemas com a Justiça e pagou por eles, inclusive com sua saída em definitivo – ao menos é o que parece – da vida pública.

Sem defender Augusto e sem acusar nem ele e nem Kekel do Pão, a casa aqui custa a acreditar que um vereador custe tão caro na fila do pão em Pedrinhas – com o perdão do trocadilho infame. Mas aí cabe à polícia investigar, oferecer a investigação ao Ministério Público que, por sua vez, oferece ou não a denuncia à Justiça e por aí vai.

Mas o que causa espanto é um site expor essa notícia – assim como AnderSonsBlog está fazendo – e lançar ilações e mais ilações sobre a candidatura de Luciana Deda a vereadora de Aracaju. Sim, porque o site em questão diz, com letras garrafais, que “Coordenador da campanha de Luciana Deda é acusado de compra de apoio”.

Na sequência, informando rapidamente que o caso aconteceu em Pedrinhas, não em Aracaju, o mesmo site segue detonando Luciana, que é do PSB, partido que, historicamente esteve ligado ao sobrenome Deda, especialmente pela aliança histórica feita com o saudoso Marcelo Deda, tio de Luciana, por sinal.

E o fato de Luciana não ter ficado ao lado de Luiz Roberto (PDT) na campanha para prefeito, que é apoiado pelo PSB no qual ela é candidata, seria suficiente pra um ataque descabido desses? É que Augusto Bezerra, na suposta matéria, é nominado não somente como coordenador – e se alguém tem algum documento em que Augusto esteja efetivado nesse cargo, por favor mande pra AnderSonsBlog que a gente publica sem nenhum problema, beleza? – mas como uma espécie de ‘guru’ de Luciana. E o ataque também chega a candidata a prefeita que ela escolheu apoiar, Yandra (União) e “a toda sua turma”, como o site em questão faz questão de frisar – e é claro que todo mundo sabe que os ataques ferozes a quem não está com Luiz estão agressivamente em curso, né verdade?

E é aqui, leitor e leitora, que está um outro ataque a democracia tão ou até mais grave do que aquele que supostamente ocorreu em Pedrinhas: a produção de fake news, a fabricação de uma ilação das brabas e a publicação de uma manchete que claramente desvirtua o fato em questão na tentativa de prejudicar a imagem de alguém.

AnderSonsBlog é um ferrenho defensor da liberdade de expressão, só que, pra isso, faz uma observação: não dá pra apoiar um jornalismo e nem defendê-lo quando ele ataca a honra das pessoas sem a mínima sustentação para o que afirma. Se Augusto responder pelo ocorrido em Pedrinhas, que ele se explique. Mas ligar o que aconteceu em Pedrinhas à candidatura de Luciana Deda em Aracaju de maneira tão gratuita e fuleira é de uma canalhice ímpar. Ou então, e a casa aqui desconfia que pode ser isso, Luciana está tão bem na fita que tenha quem banque esse tipo de desvario. Vai saber, né?

De toda sorte, o CHECAGEM não deixaria esse absurdo passar despercebido e torce para que a campanha de Luciana Deda leve às barras da Justiça, e não apenas a Eleitoral, essa situação toda. O Jornalismo sério e competente de Sergipe, seja o que diuturnamente cobre o factual, seja o que honrosamente exprime suas opiniões, agradece penhoradamente. Sem mais!

Gostei 3
Não Gostei 0

Deixe um Comentário