Antigamente, quando o PreCaju era realizado no início de cada ano, antes do carnaval, se dizia que, em ano eleitoral, só depois da prévia é que as eleições começavam pra valer.
Agora, com a festa sendo realizada em novembro, depois dela temos o seguinte quadro: em anos eleitorais, o foco fica para a definição dos secretariados, nesse ano dos municipais.
E em anos não eleitorais, a expectativa é pelo início, após o PreCaju, da definição das chapas que concorrerão na eleição do ano seguinte – pode cobrar, leitor e leitora, que depois do PreCaju 25 este AnderSonsBlog escreverá um texto com esse tipo de conteúdo na segunda-feira pós-festa no ano que vem, viu?
Bem, mas como neste ano da graça de 24 a expectativa se dá sobre a nomeação do primeiro escalão dos 75 municípios, nesta postagem vamos falar de apenas 5 deles, os maiores, até pra ter espaço na postagem em si sem tomar todo o seu tempo, né, leitor e leitora? – e outras nomeações em outras cidades serão avaliadas em momento oportuno, ok?
Comecemos por São Cristóvão e por Socorro. Na quarta mais antiga cidade do país, o prefeito eleito, Julio Junior (União), não fechou nenhum nome, mas já garantiu ao menos um, o do atual prefeito Marcos Santana. E em um belo trabalho jornalístico de Narcizo Machado, Julio revelou que Marcos ocupará o cargo que desejar. Nada mais justo, por sinal, afinal Marcos conhece bem demais a cidade que administrou por 8 anos.
Em Socorro, também apenas um único nome confirmado, o de Adriana Carvalho, esposa do prefeito eleito Samuel Carvalho (Cidadania). Adriana é formada em Assistência Social, mas é concursada na Educação estadual. Em outro belo trabalho jornalístico, nesse caso de Marcos Aurélio, Samuel foi taxativo: “vou entregar o que tenho de melhor em minha vida, que é a minha cara metade, a mulher da minha vida, uma mulher extremamente qualificada para cuidar da Educação do nosso município”.
Em Itabaiana, até o momento, nenhum nome foi confirmado. Mas diante da imensa experiência do prefeito eleito Valmir de Francisquinho (PL) a partir de suas duas gestões exitosas no município, os nomes não deverão demorar a sair e terão o ‘carimbo’ do que se convencionou chamar de “Escola Valmir de Francisquinho de Gestão”, numa referência direta ao ritmo e a qualidade que Valmir sempre imprime em suas administrações.
Já em Lagarto, mais nenhuma surpresa. O prefeito eleito Sérgio Reis (PSD) definiu os 20 nomes que comporão o seu primeiro escalão. E já o fez de forma a cumprir um compromisso de campanha, pois são 10 homens e 10 mulheres.
Vamos às pastas e aos nomes: Contratos e Licitações, Rafael Borba; Governo, Ângela Albino; Casa Civil, Deise Valois; Fazenda, Karina Calazans; Controladoria-Geral, Wilza Huerta; Obras; Camilo Roriz; Planejamento; João Rogério; Desenvolvimento Urbano; Carlos Eduardo Fonseca; Meio Ambiente, Givaldo de Souza; Articulação Política, Nininho do Doce; Ordem Pública, Mônica Souza; Comunicação, Ítalo Duarte; Saúde, Goretti Reis; Agricultura, Luciano Júnior; Educação, Taysa Mércia; Esporte e Lazer, Rafael Monteiro; Assistência Social, Suely Menezes (vice-prefeita eleita); Cultura, Nenê Prata; Inclusão às Pessoas com Deficiência, Manoela da Lagartense; e Administração, Jocelda Fonseca.
E, finalmente, Aracaju. A verdade é que a prefeita eleita Emília Corrêa (PL) teve menos tempos do que todos os demais eleitos e eleitas para definir sua equipe, uma vez que só foi confirmada como a próxima gestora da capital após a eleição do 2º turno, ocorrida em 27 de outubro.
Mas uma coisa chamou a atenção deste AnderSonsBlog quando da divulgação da lista dos componentes apresentados para a transição, isso na semana passada. Nela, a Comunicação de Emília ressaltou que, dentre esses nomes, não estariam, necessariamente, figuras que comporão o 1º escalão de Emília a partir de janeiro. Aí, pra quem lê nas entrelinhas, o que foi dito é que, na verdade, alguns desses nomes, não todos eles, devem mesmo estar na administração de Emília e justamente no 1º escalão.
Vamos aos nomes e depois o leitor e a leitora pode comparar aqui com a casa quais deles aparecerão na lista final de composição do secretariado da capital, beleza? Hunaldo Mota; André David; Moacir Joaquim de Santana Júnior, Nadhialype Silva Ribeiro Bispo, Simone Cristine Santos Valadares, Sidney Thiago dos Santos, Ana Rita Faro Almeida, Nelson Felipe da Silva Filho, Débora Cristina Fontes Leite, Fábio Rodrigues de Moura, Milena Silva Mendonça, Antonio Sérgio Rosendo Guimarães e Rodrigo Thyago da Silva Santos.
Alguns desses nomes são bastante conhecidos, outros nem tanto. Mas quer fazer uma ‘fezinha’ que, dentre eles, já estão alguns dos que ocuparão pastas no 1º escalão do governo de Emília Corrêa em Aracaju a partir de janeiro? Aguardemos!