Republicanismo: atitude de Edvaldo Nogueira de assinar a não atualização inflacionária do IPTU de Aracaju garantiu a Emília Corrêa o cumprimento de sua 1ª promessa de campanha

Muita gente confunde uma atitude republicana com cumprimentos e conversas ao pé da orelha em eventos públicos entre diferentes agentes públicos, especialmente quando eles são adversários políticos.

E isso é uma tremenda bobagem! Ora bolas, conversar é um ato de civilidade e cabô. Já um ato de republicanismo é algo bem mais profundo. Quer ver só?

Então, lá vamos nós: na última terça, 12, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) assinou o decreto que regulamenta o pagamento do IPTU para 25. E, a pedido da equipe de transição da prefeita eleita Emília Corrêa (PL), o decreto simplesmente não aplica a inflação dos últimos 12 meses sobre o valor do imposto.

Na prática isso significa que o IPTU em 25 terá o mesmíssimo valor que foi cobrado em 24. É uma atitude simples? É! Implica em algum prejuízo pra gestão de Edvaldo? Não! E, o principal, ajuda a Emília começar bem seu mandato? Lógico que sim, pois o IPTU estará congelado, conforme a própria Emília prometeu pra 25 e 26.

Agora, ao tomar essa atitude, especialmente por ter tido o seu candidato, Luiz Roberto, também do PDT, como o adversário de Emília no 2º turno aracajuanos, Edvaldo dá sinais de que não quer criar nenhum empecilho para a futura gestão. E Emília, de forma muito respeitosa e positiva, literalmente agradeceu ao atual prefeito pela aceitação do pedido de sua equipe de transição. Esses são gestos republicanos, isso sim é um republicanismo de fato e de direito. O resto é perfumaria!

P.S.: em que pese considerar louvável a atitude de Edvaldo de aceitar os termos propostos para o decreto em questão e também a preocupação de Emília em manter a palavra sobre o congelamento do IPTU por dois anos, AnderSonsBlog vive em Aracaju e sabe que essa cidade tem custos administrativos reais e altos, por sinal. Então, pra poder dar a sua colaboração, a casa aqui sugere o seguinte: Emília, faça com que sua equipe de Comunicação produza peças publicitárias para a campanha do IPTU de forma a mostrar que a sua palavra foi cumprida e que, agora, será massa demais se todo aracajuano e toda aracajuana que tiver que pagar IPTU no ano que vem, realmente se empenhe em realizar o pagamento, pois isso demonstra amor pela cidade em que todos vivemos e respeito pela gestão que começa já cumprindo uma de suas principais promessas de campanha. Se todos se conscientizarem, mais pessoas pagarão o IPTU 25 e a arrecadação, mesmo com os valores congelados, tende a subir, garantindo recursos para que a futura gestão possa investir nas prioridades que planejou para a cidade. Simples assim! Fica a dica!

Gostei 5
Não Gostei 0

Deixe um Comentário