Para quem imaginar que a movimentação do ex-prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas (PSD), em relação as Eleições 26, quando ele anuncia ser pré-candidato a deputado federal, é uma ação isolada e espontânea dele, um alerta de spoiler de AnderSonsBlog: tem muito mais coisas nesse balaio de gato do que imagina a nossa vã filosofia, viu?
Na verdade, em primeiro lugar, há, nesse caso, uma sequela de eleições passadas, visto que Anderson era vereador em Itabaiana e, por duas eleições seguidas, acabou ‘massacrado’ pelo atual prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), na época também vereador.
Em 1996, Valmir foi candidato a vice-prefeito e Anderson, pela primeira vez, se elegeu vereador em Itabaiana. Mas a partir de 2000, os dois se enfrentaram nas urnas duas vezes.
Na primeira o resultado foi o seguinte: Valmir foi o mais votado com 2.316 votos e Anderson ficou em segundo, alcançando 2.054. Já em 2004, Valmir se elegeu com 3.213 votos e Anderson, apesar de eleito, encolheu para 1.577 votos e quase ficou de fora da Câmara. E, finalmente, em 2008, Valmir obteve 4.960 votos e Anderson nem disputou mais a vereança itabaianense.
E como nunca escondeu de ninguém que seu sonho era governar Itabaiana, Anderson viu seu sonho se dissipar no ar com as seguidas vitórias de Valmir para prefeito, elegendo seu sucessor, Adailton Sousa, também do PL, e o retorno triunfal de Valmir à prefeitura no ano passado com mais de 10 mil votos de dianteira sobre seu adversário – apoiado, inclusive, por Anderson de Zé das Canas, que integra desde sempre o agrupamento do deputado estadual Luciano Bispo, também do PSD.
Acontece que, fora do jogo em Itabaiana, Anderson viu uma oportunidade de se tornar prefeito em Frei Paulo devido ao ‘cansaço’ pelo longo tempo no comando municipal do agrupamento da família Oliveira que, sem meio-termo, construiu Frei Paulo inteira. Bem, sentado na cadeira de prefeito, reeleito e elegendo o seu sucessor, Anderson se viu mordido pela ‘mosca azul’ do poder. E, neste ano da graça de 25, se imbuiu na missão – legítima, por sinal – de tentar chegar a Câmara Federal em 26. Até aí, tudo normal!
Só que Anderson não esperava a reação de Valmir ser da maneira que foi: convidado a visitar Frei Paulo no último final de semana, um reduto eleitoral que Anderson imagina ser só seu, eis que a recepção ao prefeito itabaianense foi no nível de uma campanha vencedora e consagradora.
E, para piorar, surgiram boatos de que o ex-prefeito de Itabaiana, Adailton, em comum acordo com a família Oliveira, poderia mudar seu domicílio eleitoral para Frei Paulo.
Pronto! Bastaram essas duas situações para que Anderson de Zé das Canas abandonasse o discurso de ‘paz e amor’ e passasse a atacar e agredir Valmir de Francisquinho de forma radical e, claramente falando, mentirosa também. Sim, porque dizer que Valmir “trouxe gente de fora pra Itabaiana”, além de ser um tremendo preconceito, contrasta com secretários de ‘fora’ de Frei Paulo que estiveram nos dois mandatos de Anderson e seguem estando no mandato de seu sucessor em Frei Paulo, ora pois!
No ‘frigir dos ovos’, a verdade é uma só: Anderson atendeu ao pedido de seu líder Luciano Bispo que, em virtude de ter perdido as eleições em Areia Branca no ano passado, justamente para Talysson de Valmir, se vê numa situação bem difícil para buscar a reeleição em 26. Daí que Anderson seria a ‘salvação da lavoura’ em termos de mais votos para Luciano.
Só que ao ver a população de Frei Paulo recebendo Valmir tão bem e conjecturar a chegada de Adailton para a política local, Anderson de Zé das Canas ficou que nem ‘siri na lata’ e partiu com ataques desproporcionais pra cima de Valmir de Francisquinho. Ou seja: nos próximos dias é possível antever que Anderson atacará Valmir ainda mais. Só que se isso seguir causando revolta na população frei-paulistana, o ‘feitiço pode virar contra o feiticeiro’. Pode anotar isso aí, leitor e leitora! Simbora!
P.S.: e tem mais uma ‘espinha’ atravessada na trajetória política de Anderson de Zé das Canas em relação a Valmir de Francisquinho na querida a amada Frei Paulo: em 22, quando teve seus votos anulados no 1º turno, Valmir teve muito mais votos do que o candidato de Anderson, o governador Fábio Mitidieri (PSD). E isso Anderson não esquece de jeito maneira, viu?