Não é brincadeira e nem deve ser normalizada a construção de narrativas absolutamente mentirosas com um intuito meramente politiqueiro. E Sergipe, infelizmente, nos últimos dias, viu e viveu um dos capítulos mais vergonhosos em termos de espalhamento de fake news em profusão.
É que o aniversário de 145 anos de Lagarto, uma das mais importantes cidades do estado, foi um imenso sucesso, mas nem isso sensibilizou a chamada ‘milícia digital’ que, desrespeitando a cidade e toda a sua população, não mediu esforços pra tentar ‘queimar’ a imagem do município com uma única intenção: desmerecer a gestão do prefeito Sérgio Reis (PSD) que, em seu primeiro ano de mandato e com poucos meses de gestão, conseguiu fazer da festividade lagartense uma das maiores e mais completas de todo o estado.
E, por dever de justiça, este AnderSonsBlog vai fazer um retrospecto do que aconteceu em Lagarto entre os dias 19 e 26 de abril. Até pra que todo o povo sergipano saiba discernir entre o que de fato elevou as festividades lagartenses a um nível jamais visto, contraditando com o que foi ‘plantado’ maldosamente nas redes sociais e até em sites pseudo-jornalísticos, numa tentativa de macular a gloriosa história lagartense.
Primeiro é preciso registrar a felicidade que foi a definição da festa ‘Lagarto Folia’ justamente na data do aniversário da cidade, que acontece em 20 de abril de cada ano. Como as datas coincidiram também com o Sábado de Aleluia, 19, o Domingo de Páscoa, 20 – também a data do aniversário de Lagarto – e o feriado de Tiradentes, em 21 de abril, a movimentação econômica na cidade foi simplesmente estrondosa: hotéis e pousadas absolutamente lotados, restaurantes cheios do café da manhã à janta, lanchonetes lotadas e centenas de vendedores ambulantes trabalhando ajudaram a economia lagartense a se aquecer como jamais visto.
Mas como aniversário pede presente, o prefeito Sérgio Reis organizou as festividades de maneira a lançar no domingo, 20, uma série de obras infraestruturantes que, somadas, alcançam mais de R$ 9 milhões.
Destas, o destaque da casa aqui é o início imediato da primeira alça do Rodoanel lagartense, que sai da estrada que dá acesso a Riachão do Dantas e segue até a SE 270, na altura da entrada para a sede lagartense do Instituto Federal de Sergipe (IFS).
A obra intenciona resolver um problema histórico e crônico do trânsito de Lagarto, sendo que, ao seu final, circundará toda a área urbana lagartense, facilitando o acesso de todas as regiões do entorno do município às importantíssimas BRs 101 e 235. Essa é, por si, uma obra que pensa a mobilidade urbana de Lagarto pelas próximas décadas, também sendo responsável pela criação de zonas de expansão em todo o entorno da área urbana da cidade!
E até aí, com uma tremenda festa, assinatura de ordens de serviço e início imediato de uma grandiosa obra, Lagarto já estava muito bem contemplada em seu aniversário. Mas não parou nisso: entre os dias 23 e 25 de abril foi a vez do 10º Encontro Cultural – Nas Pisadas do Mestre Zé Padeiro com música, teatro, cinema, artesanato, comidas típicas e tudo isso valorizando a produção cultural local – afinal, não só de obra vive a sociedade, né verdade?
E aí na sexta, 25, mais uma acertada fantástica no ‘timing’ das comemorações, pois o governo do estado realizou a 46ª edição do ‘Sergipe é Aqui’ justamente em… Lagarto! E, nesse evento, com os serviços de praxe, o governador Fábio Mitidieri, do mesmo PSD de Sérgio, acompanhado de diversas figuras públicas sergipanas, anunciou mais R$ 47 milhões em obras no município. Um presentão e tanto!
Mas a semana celebratória seguiu adiante com duas ótimas notícias pra Lagarto: os professores da rede municipal lagartense receberão o Piso Nacional do Magistério já em maio, mesmo mês em que se começará a pagar o valor desse piso retroativo a janeiro deste ano, numa decisão administrativa da atual gestão que impacta positivamente na economia local.
E uma outra movimentação político-administrativa de Sérgio, que precisa ser enaltecida sempre por dever de justiça, foi a visita dele ao deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos) em Brasília.
O prefeito foi ao gabinete do parlamentar federal, sendo que ambos são de Lagarto e, ato contínuo, também são adversários ‘figadais’ na política local, pra pedir recursos em forma de emendas para a cidade dos dois!
E como Lagarto tem a honra de ter feito dois deputados federais nas Eleições 22, vamos e convenhamos que essa é a única atitude possível e imaginável da parte de quem estiver no comando do Executivo municipal lagartense, né isso?
E olha que, da parte de Sérgio Reis, não houve nenhum tipo de revanchismo político, ainda que seu irmão, o deputado federal licenciado Fábio Reis, do mesmo PSD, tenha tido imensas dificuldades pra alocar recursos e vê-los devidamente executados, sendo transformados em obras e benefícios para a população lagartense, nos seis anos que antecederam a atual gestão no município!
Ou seja: uns governavam a cidade para si e para os seus, única e exclusivamente. Já quem está atualmente no poder não se nega a disputar eleitoralmente com seus adversários, mas não renega apoios e recursos, inclusive indo em busca deles, de todos, sem execeção! Simples assim!
E, por fim, mas não menos importante, as festividades lagartenses findaram com a 30ª Corrida Rústica de Lagarto, realizada no sábado, 26, e que teve um número recorde de inscritos.
Mas nem mesmo essa atividade esportiva escapou da maldade da turma das fake news! Imagina que até numa ação dessas teve gente com maledicências que chegaram ao ponto de reclamar das bananas distribuídas pra quem competiu na prova? Percebe, leitor e leitora, como esses ‘ataques’ se assemelham radicalmente a ‘dar uma banana’ pro povo e pra história de Lagarto?
E, ao final e ao cabo, a verdade é uma só: lógico que a gestão de Sérgio Reis a frente da prefeitura não é perfeita, já que nenhuma gestão em nenhum lugar do mundo o será! Mas produzir fake news em série para desmerecer os momentos especiais que a cidade viveu nas suas celebrações dos 145 anos não é algo que afeta só Sérgio, não! Essa sanha absurda e politiqueira de ataques descabidos acaba por tornar Lagarto uma cidade menor! E Lagarto não merece isso e tampouco merece essa turma da politicalha canalha que patrocina esse tipo de crime!
Assim, população de Lagarto, não aceitem que ninguém diminua deliberadamente uma cidade tão importante como essa! E, prefeito Sérgio Reis, siga firme e não se deixe abalar por tanta cretinice vinda de gente que, em sua essência, como diria o último presidente do período da ditadura militar, João Baptista Figueiredo, “prefere o cheiro de cavalos (milionários, diga-se!) do que do povo!’. É disso que estamos falando!