Como forma de homenagear a todos advogados e advogadas que assumiram nesta segunda, 31 de março, suas respectivas comissões na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), este AnderSonsBlog resolveu destacar um deles: João Augusto Botto Nascimento.
O renomado advogado assumirá a presidência da Comissão de Controle Social de Gastos Públicos e Combate à Corrupção, criada em 12 de março último pelo presidente da OAB/SE, Danniel Alves Costa. E além da importância dessa comissão em si, que insere a Ordem num assunto sempre urgente, que é justamente o bom uso dos recursos públicos e o combate à corrupção em prol da população sergipana, a escolha de João Augusto para ser destacado pela casa aqui se deve também ao fato de que o currículo dele é simplesmente espetacular.
De forma resumida, é possível destacar que João tem experiência de sobra no serviço público, já tendo sido secretário municipal em diversas pastas em São Cristóvão, com passagens também por pastas em Carmópolis, além de já ter ocupado diversos cargos, inclusive de secretário Adjunto da pasta de Assuntos Institucionais no governo de Albano Franco, na estrutura administrativa do governo do estado.
Além disso tudo, João Augusto também tem vasta experiência como dirigente partidário, já tendo presidido o PL em Sergipe, ter sido secretário-geral do PV, vice-presidente nacional do PHS e ter sido, inclusive, cogitado para uma candidatura de vice-presidente do Brasil pelo PSDC, hoje Democracia Cristã.
Toda essa experiência na vida pública, aliada a seu vasto conhecimento e preparo acadêmico, levaram o advogado ao cargo de secretário nacional do Fórum Brasileiro de Direitos Humanos (FBDH), instituição que está apresentando o nome de João Augusto ao cargo de ministro na Corte Interamericana de Direitos Humanos, sediada na Costa Rica.
E por que AnderSonsBlog faz questão de destacar que João Augusto Botto Nascimento na presidência da Comissão de Controle Social de Gastos Públicos e Combate à Corrupção é importante para Sergipe? Simples demais: do alto de sua vivência na vida pública, ele não estará em tão importante comissão para fazer proselitismos, como a gente acaba vendo em muita gente na vida pública. Sim, porque diante de tanto conhecimento e experiência, podemos aguardar que a atuação de João Augusto se dará de forma a mostrar pra toda a sociedade que a correção nos gastos públicos e o combate a corrupção são maneiras de valorar a dignidade humana. Afinal, uma sociedade em que os governos, em todas as instâncias, investem corretamente o que é arrecadado é, por definição, uma sociedade mais justa e que respeita os direitos humanos. Simples assim!
Além disso, o desempenho de João Augusto à frente dessa comissão da OAB/SE pode ser decisivo para que ele chegue a Corte Interamericana de Direitos Humanos. E, como é público e notório, quando um sergipano se destaca, a casa aqui solta fogos e faz festa com toda satisfação, ora pois!
Por isso, parabéns a OAB/SE pela escolha – aliás, parabéns por todas as escolhas de todas as comissões – e muito sucesso pra essa figura ímpar que é João Augusto Botto Nascimento. Simbora!
1 Comentário
Eugene Mendes
Merecida escolha, a OAB e Aracaju irá ganhar muito com essa nova pasta criada pela mesma! Vamos em frente, parabéns ao Dr, João Augusto Botto!