Este AnderSonsBlog recebeu um material bem bacana da Comunicação da CUFA Sergipe. Pra quem não sabe, a CUFA é a Central Única das Favelas, que tem no seu braço em Sergipe um dos seus entes mais ativos.
E foi essa capacidade de partir pra prática que fez com que a CUFA Sergipe participasse do I Fórum CT Nordeste – Rede de Cooperação e Fortalecimento Regional, no último final de semana, em João Pessoa, na Paraíba.
O resumo da parada é bem interessante: a CUFA Sergipe integra uma turma de capacitação de empreendedores sociais que buscam se estruturar e ter acesso às leis de incentivo, através da apresentação de projetos esportivos e educacionais.
E é isso, caro leitor e leitora, que significa colocar na prática, a vera, a ideia de que o ‘esporte dá oportunidades’, algo que a política e as gestões públicas não se cansam de repetir mas que, com as exceções de praxe, dificilmente se torna uma realidade nas comunidades, especialmente para os mais jovens.
Assim, Verônica Paiva, que é presidente da Cufa Sergipe, foi uma das palestrantes do evento na Paraíba e deu um show ao destacar o trabalho da Cufa, nacional e localmente, além de ressaltar a importância do esporte para o futuro dos jovens das comunidades.
Sente só uma das falas, cheias de pertencimento e de conhecimento de causa, da própria Verônica: “a nossa proposta é reduzir as desigualdades sociais através de projetos esportivos e educacionais. É um importante momento que a Rede CT, através do Instituto Futebol de Rua está proporcionando a todos nós”.
Na verdade, durante o painel com a participação da presidente da Cufa Sergipe, intitulado “O esporte e o IDH das periferias”, e que também contou com a participação dos presidentes da Cufa Paraíba, Emerson Silva, e do Piauí, Valciãn Calixto, o que se destacou foi que a Rede CT é uma capacitação de empreendedores sociais esportivos para uso de leis de incentivo.
Ou seja: leis de incentivo existem, podem ser usadas por entes sociais, como é o caso da CUFA Sergipe, e o que a Rede CT, formada Instituto Futebol de Rua, pela Rede Igapó e pela Nexo IS, com o patrocínio do Itaú e apoio do Ministério do Esporte e do Governo Federal, intenciona é justamente criar uma rede de capacitação para empreendedores da sociedade civil.
O objetivo é preparar empreendedores não apenas para escrever e inscrever projetos, para assim captar recursos, mas também identificar as demandas de suas comunidades e buscar soluções criativas para supri-las. É ou não é um negócio extremamente massa, hein? Pois é, né? Portanto, dá-lhe CUFA Sergipe!
1 Comentário
RENATO Pitanga Santana Filho
Parabéns A equipe Cufa Sergipe Oss