Em entrevista ao JL Política e Negócios (leia AQUI), do jornalista Jozailto Lima, o ex-prefeito de Estância e atual quase pré novamente ao cargo, Ivan Leite, teceu críticas à gestão de Gilson Andrade (PSD), atualmente prefeito da Cidade Jardim
Até aí, nada demais, ele está no papel de opositor e ponto. O problema é que algumas colocações de Ivan não encontram respaldo na realidade – o que é uma forma elegante de lembrar que, mesmo no calor dos embates políticos, não dá pra faltar com a verdade, né verdade?
E por isso mesmo AnderSonsBlog teve a iniciativa de fazer mais essa postagem do CHECAGEM, inclusive por ser testemunha ocular e presencial da história recente estanciana, tendo secretariado a Comunicação de Gilson em 19.
Assim, o primeiro ponto absolutamente questionável em relação a fala de Ivan diz respeito à uma área muito sensível em qualquer gestão: Saúde! E por Gilson ser médico, caso Ivan estivesse correto, aí sim as críticas poderiam ser válidas.
Mas veja só, leitor e leitora: Saúde sempre foi prioridade na gestão do médico Gilson, cujo planejamento era mesmo de dar atenção plena a área e reformar toda a rede municipal, além de construir novas unidades.
E com a autorização do Ministério da Educação (MEC) para que Estância pudesse sediar um curso de Medicina, fato esse concretizado em 20 com chegada desse curso da Unit ao município, vieram as exigências do próprio MEC, o que só reforçou o planejamento já preparado por Gilson para o setor.
Dentre as exigências, constavam justamente a reforma de toda a rede municipal de Saúde e a construção do maior número possível de unidades. E o que a gestão de Gilson fez? Reformou todas as 11 unidades até aquele momento existentes e construiu mais 5 unidades novinhas em folha no Candeal, no Bonfim, no Alecrim, na Ribuleirinha (praia) e no Conjunto Paulo Amaral (Cidade Nova).
Portanto, Ivan errou ao dizer que Gilson nada construiu, né verdade?
E quanto a Cozinha Comunitária? Ivan a inaugurou sem que ela funcionasse, justamente por falta de utensílios e equipamentos. Em seguida, o ex-prefeito Carlos Magno (PSB) simplesmente não a abriu em nenhum dia de sua última gestão e coube a Gilson Andrade inaugurar pra valer o lugar que, atualmente, oferece refeições diárias pra família em situação de vulnerabilidade.
Outro ponto: ao tentar imputar ao prefeito o pequeno número de novas indústrias no município, Ivan ‘esqueceu’ que em 20 e 21 tivemos uma pandemia e que os investimentos em novas unidades industriais foram paralisados em Estância, em Sergipe, no Brasil e no mundo, ora pois!
Assim, novamente Ivan foi injusto com a gestão de Gilson, né verdade?
Mais uma: ao dizer que todo pré a prefeito apoiado pela gestão em curso larga com um patamar considerável de intenção de votos, Ivan ‘eaquece’ que Gilson foi apoiado por ele em 12 e que, conforme lembra o radialista e então secretário de Comunicação de Ivan, Luiz Carlos Dusantus, Gilson largou bem atrás porque a gestão de Ivan era reprovada por 80% dos estancianos.
Ou seja: Ivan não menciona que a pré-candidatura apoiada pela gestão dele em 12, a de Gilson, começou no páreo já muito prejudicada, essa é a verdade!
Outro dado interessante: ao exaltar as suas gestões dizendo que recebeu a prefeitura ‘desarrumada’, qualificando a tarefa de Gilson como sendo mais fácil, Ivan não menciona que Gilson, assim como ele, também recebeu a prefeitura com as contas ‘esbagaçadas’ das mãos de Magno e teve que ralar muito pra coloca-las em dia.
Por fim, mas não menos importante, há uma afirmação de Ivan Leite que, esta sim, é completamente correta: o atual vice, André Graça (PP), é alguém de quem não se tem o que falar mal. E sendo apoiado pela gestão de Gilson, com seus mais de 60% de aprovação, é verdade que pré a prefeito de André larga muito bem na disputa. Portanto, nesse ponto Ivan foi corretíssimo, sem reparos, ora pois! Mas já nos outros ataques…
E AnderSonsBlog segue aqui pra, nas Eleições 24, quando necessário, trazer o CHECAGEM como forma de alerta e informação pra população, beleza? Simbora!