Um regimento interno é coisa muito séria. E, no caso de uma câmara de vereadores, ele só tem que respeitar as leis acima dele, ou seja: carta magna municipal, constituição estadual e, e acima de tudo, a Constituição Federal.
E é isso o que diz o regimento interno da Câmara de Riachão do Dantas quando, em um de seus artigos, prevê o afastamento de qualquer um dos membros da mesa diretora, especialmente em casos de situações claramente vexatórias para a Casa.
E esse tipo de caso, com o indiciamento do presidente da câmara riachãoense, Berinho do Mercadinho (PSD) por ataque a propriedade privada, já aconteceu e o pedido do afastamento já foi feito.
Mas Berinho, useiro e vezeiro de artimanhas para postergar, procrastinar e prolongar o sofrimento da instituição legislativa riachãoense, está fazendo mais uma das suas: simplesmente não coloca na ordem do dia o pedido de afastamento dele da presidência, como ocorrido na última sessão nesta terça, 12. E não faz o que tem que fazer nem mesmo sendo cobrado diretamente pelos seus pares durante a sessão!
É como se fosse um regime ditatorial: o presidente da Câmara de Riachão pode tudo, inclusive deturpar o que está no regimento interno da Casa, e os demais pares têm que ficar pianinho! Um absurdo sem tamanho!
Só que, como é publicamente sabido, Berinho já fez esse tipo de subterfúgio em pelo menos duas outras oportunidades: quando não quis pautar o remanejamento de recursos da prefeitura de Riachão e quando não pautou diversos projetos de seus colegas parlamentares.
Na primeira situação, a pressão popular funcionou e Berinho recuou; na segunda, o caso foi para a Justiça e o presidente recebeu multas diárias a cada não apresentação dos projetos para votação em cada sessão.
E agora? Bem, agora, como ele está legislando, ou melhor, como ele está não-legislando, já que não coloca nada em votação, em causa própria, resta o vexame para o povo de Riachão de assistir um vídeo como o de logo abaixo e ver que Berinho quer porque quer ser o dono da Câmara e cabô!
Assim, além das medidas cabíveis que os demais vereadores têm que tomar na Justiça, que a população se faça ouvir e que o presidente da Câmara de Riachão não encha ainda mais de vergonha Riachão e todo o Sergipe que, da forma como as coisas estão sendo conduzidas por Berinho, já estão virando motivo de chacota nacional! Sem mais!