Futebol é paixão nacional e sergipana, mas pra falar com propriedade sobre o assunto, tem que ter mais do que apenas a paixão, tem que ter capacidade analítica efetiva. E é isso o que o leitor e a leitora deste AnderSonsBlog poderá conferir a seguir em mais um texto do nosso colaborador para assuntos esportivos, Luís Américo, um cabra que fala do que sabe e sabe o que fala quando o assunto é o futebol sergipano. Simbora!
“Equipes Sergipanas entram na reta final de preparação para as competições nacionais
Luís Américo*
Após o término do Sergipão 25, que teve como campeão o Dragão do Bairro Industrial, agora Confiança, Itabaiana, Sergipe e Lagarto reformulam elencos em busca de sucesso nas competições nacionais que têm início no próximo fim de semana.
Confiança e Itabaiana, campeão e vice estadual, e representantes do Estado na Série C do Brasileirão, estreiam na competição no próximo sábado, 12. O Dragão vai até João Pessoa (PB) enfrentar o Botafogo às 16h no Almeidão. Já o Tremendão recebe o Náutico, também às 16h, no Mendonção.
Com a manutenção dos seus treinadores e também de grande parte do seus elencos, Confiança e Itabaiana fizeram ajustes pontuais nos seus planteis para tentar o acesso à Série B ou mesmo se manter na terceira prateleira do futebol nacional, já que não possuem investimentos suficientes para bater de frente financeiramente com equipes do porte de Guarani, Ponte Preta e Náutico, por exemplo.
Se manter na Série C, então, já pode ser considerado um grande feito para o nosso futebol, com pouco investimento do empresariado sergipano e sempre dependente de verbas públicas para se manter vivo.
Assim, com poucas dispensas até o momento, o time proletário buscou no futebol do Sul/Sudeste reforços para posições carentes e reposições para as perdas de atletas para outros clubes. Dispensa confirmada, até agora, só do atacante Wil Viana, que deve pintar no ASA de Arapiraca para a disputa da série D. Apesar de discreto no mercado e de apostar em jogadores jovens e com potencial de revenda, a expectativa é que os novos contratados tenham boas chances de serem titulares na equipe Azulina.
Destaque para o zagueiro Lucas Souza, 27 anos, que chega do Volta Redonda, onde foi Campeão da Série C em 2024, e eleito um dos melhores zagueiros da competição. Segue abaixo o balanço do Dragão até o momento.
Confiança – Dispensas
– Wil Viana (Atacante/dispensado:ASA-AL)
Confiança – Contratações
– Felipe Vieira/21 (Meia/Botafo-RJ base)
– Gabriel Fontes/24(Lateral/Maranhão-MA)
– Lucas Souza/27 (Zagueiro/Volta Resonda-RJ)
– Fabrício Pereira/26 (Atacante/São José-SP)
– Rafael Pascoal/34 (Goleiro/Portuguesa-SP)
– Felipe Clemente/25 (Atacante/Ceilândia-DF)
– Dionísio (Volante/Vitoria-BA)
Já o Tricolor da Serra deu uma boa enxugada no seu elenco e buscou no futebol paulista e local peças para posições específicas e que qualifiquem sua equipe. Abaixo a lista com chegadas e partidas da equipe serrana.
Itabaiana – Dispensas
– Breno (Lareral/dispensado)
– Romarinho (Atacante/dispensado))
– Santiago Sandoval (zagueiro/fim de contrato)
– Neném (zagueiro/fim de contrato)
– Gabriel Henrique (meia/fim de contrato)
– Anderson Paraíba(Meia/fim de contrato)
– Erick Salles (Atacante/motivos pessoais)
Itabaiana – Contratações
– Gustavo Fagundes (zagueiro/Rio Claro-SP)
– Alexis Fernández (Lateral/Linense-SP)
– Valdeci (Meia/Linense-SP)
– Elimar (Atacante/América de Propriá)
Numa competição tão disputada e com o fator mando de campo sendo, geralmente, determinante, Confiança e Itabaiana largam com a pequena desvantagem de fazerem um jogo a menos em seus domínios devido às suas posições no ranking da CBF;
E como a primeira fase do torneio, que conta com 20 equipes, tem 19 jogos, os melhores rankeados fazem 10 partidas em casa. Para o Dragão, há o atenuante dessa partida a mais fora de casa ser na cidade do rival local, o que diminui o peso das longas viagens e garante proximidade da torcida.
Então, vamos torcer para que nossas equipes estreiem com o pé direito no próximo sábado e que coloquem Sergipe em evidência no cenário futebolístico brasileiro. Os adversários não atravessam grande fase: o Náutico foi eliminado ainda nas quartas de final do pernambucano pelo Retro, enquanto o Botafogo-PB perdeu a final do paraibano para o Sousa, o que pode ser uma injeção de ânimo para nossas equipes.
No decorrer da semana traremos os detalhes da preparação de Sergipe e Lagarto para a Série D do Brasileirão. Até breve!
*é desportistas, pai de atleta e torce ‘#dicumforça’ pra que o futebol sergipano ganhe reconhecimento nacional pelo mérito de nossas equipes”.
1 Comentário
Geraldo Majella
Creio que teremos surpresas agradáveis nesse Brasileirão da série C para o futebol sergipano. Torço para que os representantes sergipanos mostrem competitividade, garra e muita vontade dentro de campo para disputar uma vaga na série B. Vamos torcer pelo sucesso do futebol sergipano que será bom para todos.