Corrida Cidade de Aracaju volta a ser realizada com número recorde de inscritos

Após dois anos sem poder ser realizada por causa da pandemia da covid-19, a Corrida Cidade de Aracaju volta a acontecer no próximo sábado, 26, como parte das comemorações do 167° aniversário de Aracaju. A 37ª edição contará com cinco mil inscritos, número recorde de corredores, que atestam a importância da prova para o cenário esportivo nacional, representando um crescimento de 227% em relação à média das edições anteriores.

Considerada uma das corridas com percursos mais difíceis do circuito nacional, devido às curvas e 19 ladeiras ao longo do trajeto de 24 quilômetros, a competição faz alusão à transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju, elevando o povoado ao pé da colina do Santo Antônio à condição de cidade em 17 de março de 1855.

Com largada na praça Getúlio Vargas, em São Cristóvão, os corredores passam por importantes marcos da capital, a exemplo das avenidas Desembargador Maynard e Barão de Maruim, que cruzam alguns dos bairros mais tradicionais de Aracaju, como o Siqueira Campos, Cirurgia e São José, e os históricos pontos de lazer da cidade, como a Praça da Bandeira e a Praça Camerino.

Já próximo à linha de chegada, na avenida Ivo do Prado, os atletas se deparam com o trajeto às margens do Rio Sergipe, rio de águas calmas e um dos locais mais importantes para o crescimento geográfico e econômico de Aracaju ao longo dos anos. Seguindo a avenida, os atletas correm em direção à Praça Inácio Joaquim Barbosa, conhecida como Praça do Mini-Golfe, local onde os primeiros colocados sobem ao pódio para receber os prêmios.

 

Turismo e economia

Organizada pela Prefeitura de Aracaju, a corrida é um importante evento do calendário da capital, movimentando a economia e o setor turístico. Dos inscritos, 902 são de outros estados. O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, comenta que se for considerado um acompanhante para cada competidor que vem de fora, serão 1,8 mil turistas ocupando a rede hoteleira, apreciando bares e restaurantes, conhecendo as praias e consumindo o artesanato.

“A Corrida Cidade de Aracaju é um evento de grande importância para alavancar o turismo na cidade. Devemos nos orgulhar de ter essa importante competição no calendário do município, trazendo esportistas de vários estados e clubes brasileiros. Uma corrida que ganhou o país e se consolidou como uma prova de atenção nacional”, salienta o secretário.

Sérgio Thiessen, secretário do Esporte e da Juventude, destaca que a Corrida Cidade de Aracaju é um dos mais importantes eventos esportivos do estado. “Os números falam por si só: cinco mil inscritos, cerca de mil atletas de outros estados, e a grande procura no período de inscrição, provam que a corrida tem agradado a todas as idades e públicos. É um evento consolidado, um dos maiores do Norte e Nordeste, com um simbolismo todo especial porque traz na nossa memória a mudança da capital”, ressalta.

Neste momento de retomada da economia, Bruno Dórea, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), comenta que eventos como este são cruciais para atrair turistas. “Todos os segmentos da economia sofreram os efeitos da pandemia, mas os segmentos do turismo, em especial o de bares e restaurantes, sofreram muito no período em que tiveram que manter os estabelecimentos fechados. Com a reabertura das atividades, precisamos de eventos que gerem fluxo de turistas para que a gente possa recuperar o tempo perdido”, considera.

Fotos: Secom PMA/Sérgio Silva/Felipe Goettenauer

 

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário