A atividade política exige força, firmeza e posicionamento. E essas características, quando em relação ao senador Rogério Carvalho (PT), existem até de sobra. Tanto isso é verdade que Rogério é aquele tipo de figura pública que os aliados adoram amar e os adversários amam odiar. Não é morno, não abdica de seus posicionamentos e, claro, demonstra força e firmeza, quer se concorde com ele ou não!
Agora, numa semana que terminou gloriosa para o parlamentar sergipano, eleito pela audiência do prêmio Congresso em Foco como um dos 10 melhores senadores do país – a deputada Katarina Feitoza (PSD) também foi destaque na premiação e ambos estão de parabéns – Rogério enfrentou uma situação de saúde pessoal e a encarou de frente, sem tergiversar e sem esmorecer. E isso é muito significante!
A questão é que a filha dele, segundo relato do próprio, percebeu que Rogério tinha uma mancha em seu olho esquerdo, justamente o único pelo qual ele enxerga. Com isso, o parlamentar sergipano foi direto para um procedimento cirúrgico oftalmológico.
Dessa forma, desde a última quarta, 20, até praticamente esta sexta, 22, Rogério Carvalho ficou simplesmente sem a visão. E isso, conforme ele mesmo explana, serviu para o colocar na pele de quem é deficiente visual e também serviu como alerta para que todos, governantes e população, atentem para os males que o glaucoma e outras enfermidades oculares representam.
Bem, já refeito do susto após o sucesso da cirurgia a que se submeteu, apesar da necessidade de uso de óculos de proteção até sua plena recuperação, Rogério está aí, na ativa, já foi até receber o prêmio do Congresso em Foco e coisa e tal.
Só que a visibilidade – sem nenhum trocadilho – dada por ele a esse tipo de problema precisa ser reverenciada, pois quantos não sofrem com questões similares e muitas vezes por medo, por ignorância ou mesmo por falta de condições vão empurrando com a barriga e, em algum momento, chegam a perder esse importante sentido que é a visão?
E antes que os adversários tentem impingir alguma utilização midiática desse momento delicado da vida de Rogério, é preciso ser justo: o senador sergipano é o autor da chamada Lei Amália Barros, que é uma homenagem à jornalista mato-grossense que aos 20 anos acordou com a visão em apenas um dos olhos e foi diagnosticada com toxicoplasmose, vindo a perder totalmente um olho, tendo passado por 12 sofridas cirurgias antes da extração definitiva do globo ocular e sua substituição por uma prótese.
Rogério, que é monocular desde nascença, conseguiu, através de seu projeto de lei, que a visão monocular passasse a ser considerada uma deficiência de forma oficial. E o que isso impactou na vida de milhares de pessoas com visão monocular não é brincadeira!
Sim, porque mesmo com a visão prejudicada, a pessoa monocular passava por uma espécie de calvário, pois não tinha sua condição considerada legalmente como uma deficiência, apesar de obviamente ser! E isso sem falar no bulling, no assédio e nas brincadeiras de péssimo gosto feitas com pessoas, mas pior ainda com crianças, que não possuem a visão de um dos olhos.
Assim, ao se expor publicamente nesta semana, Rogério Carvalho não apenas demonstrou sua coragem e força pra encarar um problema de saúde pessoal, mas deu um belo exemplo de que todos podem e devem encarar suas fragilidades, suas suscetibilidades sem medos, de cabeça erguida e com o coração cheio de alegria e esperança, afinal é da condição humana esse e outros tipos de percalços.
Até porque para se vencer uma batalha no campo da saúde pessoal, uma arma concreta e cientificamente comprovada é a manutenção da alegria de viver, do amor pela vida. Por isso que a humanização de um momento delicado da saúde do senador Rogério Carvalho precisa ser entendida como uma maneira de reafirmar o compromisso dele com a própria vida, com as próprias lutas e com uma decisão que todos precisamos tomar em algum momento: jamais deixar de acreditar! E, nesse caso, não tem política e nem ideologia certas, não! Nessas horas tem é VIDA! E nada está acima dessa dádiva chamada VIDA!
Por fim, uma singela mensagem de AnderSonsBlog: saúde e uma excelente recuperação, Rogério!
1 Comentário
Genilson
Excelente texto.
Nota 10.