AnderSonsBlog sempre toma total cuidado quando realiza críticas a qualquer que seja a gestão. E isso ocorre para que os defensores de quem está no poder, geralmente alimentados pelo famoso ‘Bolsa Zap’, não fiquem de mi-mi-mi. O fato é que a casa aqui cobra de gestões para que elas melhorem e façam o seu melhor para a população. Simples assim!
E tem sido essa a nossa postura em relação gestão da prefeita Zete de Janjão (PSD) em Gararu. Leitor e leitora, imagina que a administração gararuense tem a pachorra de demitir auxiliares via zap-zap? E que tem também a cara de pau de colocar alunos, especificamente no povoado São Mateus, para estudar dentro de uma garagem?
Mas aí é que tá: quando AnderSonsBlog fala sobre isso ou quando qualquer adversário político da prefeita fala sobre esses descalabros administrativos, vêm logo os asseclas de Zete pra tentar desqualificar as denúncias.
Bom, mas vamos ver agora como é que essa turma reage, beleza? É que a denúncia a seguir se trata, na verdade, de uma Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público de Sergipe (MP/SE) que, por sua vez, é baseada nas irregularidades absurdas encontradas em 4 unidades de saúde de Gararu a partir de fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM/SE), a pedido do MP sergipano justamente no município.
E a publicização dessa problemática se deu na semana passada através de material do MP/SE disponibilizado em seu site. E veja, leitor e leitora, o que aponta o MP/SE sobre a gestão de Zete de Jajão na Saúde de Gararu.
“Entre os problemas encontrados, destacam-se as instalações elétricas incompatíveis com a segurança de pacientes; ausência de controle de pragas; ausência de Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde; ausência de estetoscópio infantil; suporte para soro, toalhas de papel, sabonete líquido; ausência de desfibrilador; oxímetro de pulso; seringas, agulhas, algodão, ataduras, luvas; caixa coletora de material perfurocortante; mofo, rachaduras, trincas e infiltrações; cestos de lixo; medicamentos para atendimento de parada cardiorrespiratória e anafilaxia; armazenamento de prontuários; batas para pacientes ginecológicas; escovinha e lâmina para coleta de material do colo uterino; e termômetro”. Ou seja: a Saúde de Gararu está severamente doente!
Portanto, nem é a casa aqui e nem nenhum parlamentar de oposição que sustenta que a gestão de Zete é um verdadeiro descalabro na Saúde de Gararu. É o Conselho Regional de Medicina, à pedido do Ministério Público, que aponta o caos na Clínica de Saúde da Família Marieta Rosa da Silva, na sede; na Unidade Básica de Saúde do Povoado Lagoa Rasa; na Unidade Básica de Saúde Povoado Lagoa Funda; e na Unidade Básica de Saúde do Povoado São Mateus, aquele mesmo em que as crianças estudam numa garagem, meu Deus do céu!
Na ACP ajuizada pelo MP/SE, através da Promotoria de Justiça de Gararu, menciona que os relatórios do CRM comprovam que essas postos de saúde não possuem o minimamente básico para atender o cidadão e cabô!
E aí, defensores da gestão de Zete de Janjão, vocês vão pra cima do CRM e do MP/SE? Este AnderSonsBlog duvida!
E diante de tantas irregularidades encontradas, a pergunta que não quer calar é: nessas 4 unidades se atende alguém ou se finge que atende pra garantir repasses de recursos federais através do Ministério da Saúde? Pois é, né?
Mas, ainda bem, tem gente séria trabalhando pra que esses absurdos em Gararu, cometidos pela gestão de Zete , finalmente tenham fim: o MP/SE já deu prazo de 60 dias para a prefeita e sua equipe solucionarem esses problemas todos.
E, até lá, estão severamente contraindicados, segundo o mesmo MP/SE, “os gastos ou desencadear procedimentos licitatórios relativos a eventos artísticos e culturais e locação de palcos e estruturas de iluminação, até que as adequações sejam executadas nos postos de saúde”.
Quem avisa, amigo é! E é isso o que o MP/SE está fazendo em Gararu, pois avisa à toda a gestão de Zete de Janjão que vá trabalhar, faça a sua parte para só depois, quando tantos problemas forem finalmente resolvidos, é que possa se fazer festa com dinheiro público. E a população de Gararu agradece penhoradamente!