Em mais uma edição do DIRETO DA FONTE, desta vez foi o próprio secretário de Comunicação de Sergipe, Cleon Menezes, que avaliou um inédito evento, o Sergipe Day, que aconteceu na sede da Fiesp, em São Paulo/SP, no qual as potencialidades energéticas sergipanas foram explanadas à empresários brasileiros, justamente no coração do PIB brasileiro, além de, conforme Cleon relata, empresários estrangeiros também presentes. Vamos ao que diz Cleon e, em seguida, retomemos as impressões de AnderSonsBlog.
“A energia do sergipano para todo o Brasil
Cleon Menezes*
O Sergipe Day foi um dia em que a pauta do gás encheu o peito de orgulho. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) foi 100% sergipana por um dia. De uma forma que não estamos acostumados a falar, com o protagonismo de um estado que assume a dianteira da fronteira energética do país.
Todos os presentes, através do discurso do governador Fábio Mitidieri, conseguiram enxergar com vigor e ênfase a sua disponibilidade em colocar Sergipe como protagonista em uma discussão que todos param para ouvir atentamente o que temos a oferecer.
Com dados, investimento e clareza, qualquer um presente poderia tranquilamente falar por nós em qualquer lugar do mundo com muita segurança. O presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, foi um desses, em seu discurso de abertura, parecia um sergipano falando orgulhosamente que “diante da busca pela reindustrialização do país, e a energia sendo um dos pilares, esta era uma grande oportunidade de Sergipe mostrar seu potencial energético”, e foi o que fizemos. Novos tempos.
Foi no mínimo curioso observar o governador ser parado por um indiano, falando em inglês, sobre petróleo, uma representante de um banco chinês entregando um cartão e outro grupo de empresários dizendo: nos encontramos na feira de óleo e gás, em Houston (EUA). Nesse momento, dá uma enorme satisfação perceber que tudo deu certo, que temos um time focado em construir um novo futuro. Obviamente, é uma construção, assim como tantas outras, mas que precisava ser iniciada. Por isso, insistimos que o futuro começa agora.
Ao final, logo após apresentar todas as nossas potencialidades, apresentamos o filme convidando para os festejos juninos sergipanos, uma frase resumiu o nosso sentimento: de fato, para aguentar 30 dias de festa, só com muita energia. E não nos falta.
*secretário de Estado da Comunicação”.
Este AnderSonsBlog tem lembrado, em todas as suas publicações anteriores sobre o Sergipe Day, que a iniciativa era acertada, como de fato o foi, mas que é preciso entender que esse tipo de investimento, em especial os novos, não se dá num estalar de dedos, que é preciso tempo e parcimônia para que eles se concretizem. Mas uma coisa é certa, e Cleon observa isso muito bem: se não divulgar, se não falar, se não expandir o conhecimento nacional e internacional sobre as potencialidades de Sergipe no campo energético, em especial na questão do gás, aí é que nada vai acontecer mesmo! Então, o governo acertou com o Sergipe Day. Agora é esperar que cheguem os investimentos e, com eles, cheguem os empregos que tanto precisamos. Simples assim!