Em mais uma edição do DIRETO DA FONTE, o prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira (PDT), gentilmente fez um relato bem preciso de como foi a reunião que o presidente Lula (PT) comandou sobre as necessárias ações de combate aos ataques às escolas brasileiras. Edvaldo ressaltou que se trata de um tema transversal, que impõem uma união nacional acima de quaisquer interesses, ideologias, jogos de poder ou questões institucionais, pois se trata de uma bandeira universal pigmentada pela Educação de nossas crianças e adolescentes. Portanto, vamos ao que relata Edvaldo e, depois, AnderSonsBlog retorna.
“A reunião de hoje no Palácio do Planalto foi muito importante. Porque mostrou a preocupação do presidente Lula, dos ministros, do Supremo, do Congresso, dos governadores e dos prefeitos em buscar uma solução para esta situação de violência nas escolas. E essa reunião mostrou, acima de tudo, o desejo de todos os entes, de todas as forças políticas e de todas as instituições de fazer com que as escolas voltem a ser aquele lugar de segurança, de aprendizagem, o lugar de oferecer um caminho de futuro para as nossas crianças e adolescentes.
Foi a segunda reunião organizada pelo presidente neste formato, com a participação de todos. A primeira foi após os atos terroristas de 8 de janeiro. E agora, 100 dias depois, voltamos a nos encontrar para tratar conjuntamente de um assunto tão sério e que aflige a todos nós.
Se naquele momento, após os atos de 8 de janeiro, levantamos as nossas vozes contra aqueles que queriam liquidar a nossa democracia, precisamos, neste momento, levantar as mesmas vozes, contra aqueles que querem destruir a esperança e o futuro. Sem educação, não podemos construir um país melhor, democrático, livre e não podemos ter um futuro.
Portanto, essa reunião é muito importante neste sentido, e especialmente para nós, prefeitos, têm um significado ainda maior porque é na cidade que a vida acontece. As escolas estão nos municípios e os prefeitos são os para-choques dos grandes problemas. Por isso, participei da reunião e me somei a esta iniciativa do presidente Lula, de unificação da Federação para este enfrentamento.
E fiquei muito feliz de ver o presidente concordando em seu discurso com o nosso posicionamento.
Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju e presidente da FNP”.
Irretocável! Assim AnderSonsBlog entende o relato de Edvaldo Nogueira direto de uma reunião tão importante e que vem num momento de alerta máximo sobre um problema real e cruel que são esses ataques irracionais às escolas pelo País afora. Não se trata de pirotecnia política da parte de Lula (PT), como seus detratores se apressam em avaliar. Se trata de algo urgente e que precisa de ações práticas. E conforme esmiúça Edvaldo em seu relato, divergências de toda e qualquer natureza são nada, mas absolutamente nada diante da gravidade da situação. E, pra fechar muito bem a participação de Edvaldo nessa reunião, o presidente Lula reconheceu, publicamente, que nada poderá ser feito sem que se articule diretamente com os municípios, pois é neles que a vida é vivida, ora pois! Portanto, assista ao vídeo, confira a citação de Lula e, independente de qualquer coisa, me diga aí, leitor e leitora, se não é pra todo mundo ficar muito orgulhoso de ver Edvaldo Nogueira representando muitíssimo bem Aracaju, Sergipe e a FNP no centro dos debates nacionais, né verdade?
E aqui é assim: tem informação DIRETO DA FONTE, sem curvas e sem intermediários. Simbora!
Foto: Ana Lícia Menezes