Olha, 15 de outubro é o Dia do Professor. Mas a Alese antecipou a festa para o dia 10, com a entrega da Medalha do Mérito Educacional Manoel José Bonfim, educador sergipano que chegou à política defendendo sempre a Educação.
E cada um dos 24 parlamentares escolheu um professor ou uma professora para ser agraciado. Para ser justo, AnderSonsBlog cita cada um dos deputados e deputadas e o nome de cada um homenageado e homenageada por eles: Maisa Mitidieri/Antônio Hora; Luciano Pimentel/Ana Lourdes de Souza; Kaká Santos/Antônia Santos Oliveira (in memoriam); Marcelo Sobral/ Ary Resende Silva; Áurea Ribeiro/Assuero Cardoso Barbosa; Garibalde Mendonça/Augusto Vinícius Mendonça Viana; Cristiano Cavalcante/Conceição Pereira Santos; Luciano Bispo/Daniela Silva Santana; Linda Brasil/Edinalva da Silva Santana; Samuel Carvalho/Eliel Santos Bomfim; Luizão Donatrampi/Eliseu Carmelo Neto; Adailton Martins/Gilson Bezerra do Nascimento; Georgeo Passos/Givaldo Santos de Jesus; Pato Maravilha/Joaquim Francisco Soares Guimarães; Manuel Marcos/José Walter dos Santos; Carminha Paiva/Josevanda Mendonça Franco; Neto Batalha/Maria do Carmo Lobão; Jeferson Andrade/Maria Cláudia Matos; Paulo Júnior/Maria José Santana Rabelo de Moraes; Netinho Guimarães/Maria de Fátima Moraes Albuquerque; Chico do Correio/Maria Rosivânia de Andrade; Marcos Oliveira/Mércia Maria Santos Felix; Lidiane Lucena/Salomão Silva Santos; e Ibraim de Valmir/Silvânia Santana dos Santos.
Feito o registro geral, este site vai destacar os dois nomes escolhidos por Áurea Ribeiro (Republicanos) e por Marcos Oliveira (PL): o professor Assuero Cardoso e a professora Mércia Felix, respectivamente.
É que para ressaltar a importância dos professores e professoras para a constituição de uma sociedade plena, a avaliação deste AnderSonsBlog é de que a história de cada um deles precisa ser contada, até como maneira de gerar bons e inspiradores exemplos para todo mundo.
Só que, ainda mais por ser jornalista e ter sua curiosidade infinda, assim como infindo é o desejo de conhecer gentes e mais gentes, histórias e mais histórias, dessa lista toda a casa aqui conhece de perto as trajetórias de Assuero Cardoso e de Mércia Felix. E homenageará a todos os demais a partir de breves recortes testemunhais da grandiosidade desses dois profissionais da Educação.
Assuero Cardoso, lagartense de quatro costados assim como o titular deste blog, a casa conhece há mais de 40 anos. E ele, por exemplo, foi quem apresentou Carlos Drummond de Andrade a AnderSonsBlog – e aqui, uma confissão: Assuero, aquele livro, uma coletânea, que emprestaste e nunca mais viste, lembra? Pois bem, uma certa namorada se encantou por ele, tomou pra si e AnderSonsBlog, por motivos obviamente de paixão, não tomou dela e nem revela o nome pra não ser dedo-duro, viu?
Só que Assuero não é um mero educador. Poeta de mão cheia, premiado estadual e nacionalmente, a sua verve poética embala suas aulas de forma tão arrebatadora que, passados tantos anos de ofício, é comum demais ver jovens imberbes gritarem na rua calorosamente para Assuero um doce “professor!” e correrem para o abraço carinhoso. E isso se dá também com adultos já coroas, que também passaram pelas aulas de Assuero e delas nunca se esquecem!
E também é necessário registrar que, mesmo numa cidade em que as disputas políticas locais são tão arraigadas a ponto das pessoas – as imbecis, ao menos – virarem a cara uns pros outros por serem de “partidos” contrários, Assuero Cardoso desempenhou funções vitais na Educação e na Cultura nas gestões de todos os diferentes agrupamentos que chegaram ao poder justamente por seus dotes profissionais estarem muito acima da baixaria politiqueira. Assuero Cardoso é, sim, uma instituição lagartense!
E assim chegamos a Mércia Felix, uma profissional da Educação itabaianense muito acima da média pela sua paixão e dedicação ao que faz. E embora só a conheça há coisa de 4, 5 anos, no máximo, uma vez que o contato com ela se deu através do trabalho deste AnderSonsBlog na Comunicação de Itabaiana na gestão de Valmir de Francisquinho (PL), que a ela concedeu a honrosa missão de secretariar a Educação itabaianense, o histórico dela também pode ser medido pelo carinho de quem esteve nos caminhos de Mércia na sala de aula ou em atividades de cunho administrativo.
Encontrar quem quer que seja que não tenha uma palavra de admiração pela profissional que Mércia Felix é se torna uma tarefa impossível, pois AnderSonsBlog conversou com muita gente e todos, em uníssono, gabaram Mércia como amiga, como profissional e como gente de uma humanidade a toda prova.
E aqui é que entra mais um relato extremamente pessoal aqui da casa. É que durante a pandemia, em 20, Márcia e sua equipe na secretaria de Educação estiveram sob fogo cerrado da oposição e também da sociedade em geral. A pandemia era algo novo, que ninguém sabia como lidar. Assim, quando decide pela entrega dos alimentos da merenda escolar que estavam nas dispensas das escolas e creches, Mércia foi alvo de fake news da oposição, que zombava da quantidade de alimentos – lógico que seria menor, pois dividida por todos os pais e mães de alunos, não seria uma cesta de alimentos completa, né verdade? –, mas Mércia se manteve firme forte, sem arredar o pé do que era melhor para a coletividade. E quando se aventou a possibilidade de aulas remotas, mesmo com tantas escolas sem acesso a internet por conta de suas localizações na zona rural? Críticas não faltaram e Mércia se manteve firme no propósito de garantir uma Educação inclusiva e universal em Itabaiana.
E tudo isso com as cobranças de Valmir de Francisquinho o tempo todo – e quem já trabalhou com Valmir sabe que as cobranças são proporcionais a qualidade do serviço que ele, enquanto gestor, entrega à população, né isso? – e Mércia firme nos seus propósitos e convicções. Resultado? A pandemia passou e além de salvaguardar as vidas de milhares de crianças e profissionais da Educação, Mércia viu o IDEB, já em 21, seguir em curva ascendente em Itabaiana, comprovando que a sua condução da Educação itabaianense em momento tão delicado foi perfeita. Simples assim!
Por isso que, para finalizar, os parabéns são obrigatórios para Áurea Ribeiro e para Marcos Oliveira, pela sensibilidade que demonstraram em suas escolhas para a homenagem. E os parabéns a Assuero Cardoso e a Mércia Felix pela homenagem se estendem aos demais agraciados com a Medalha do Mérito Educacional Manoel José Bonfim.
E querem saber o porquê? Simples: as histórias de vida e do profissionalismo de Assuero e de Mércia são a ponta do iceberg da história de todos os profissionais da Educação sergipana. Sem vocês, meus caros e caras, nós não seríamos nada, simplesmente não chegaríamos aonde chegamos e apenas existiríamos, pois só é dada a condição de viver plenamente a quem passou pelas mãos de educadores e de educadoras tão apaixonadamente dedicados à… Educação! Obrigado por existirem e fazerem parte de nossas vidas! Sem mais!
1 Comentário
Lucivanda Almeida dos Santos
Bom dia .tudo muito lindo e.merecedores …goataria de sabe4 como ter acesso a fala do depoimento do lagartence tão nomeado ..?