Nossa como é difícil encontrar fidelidade verdadeira na política! E quando se trata da disputa pelo poder? Aí amizades de décadas se esvaem do dia para noite. E isso tudo é triste e é o que acaba afastando muita gente boa da atividade política. Uma pena!
Mas nesta sexta, 8, em Estância, um fato demonstrou que tanto a fidelidade, como a amizade, além do equilíbrio e a seriedade, podem, sim, compor a equação que vai em busca de uma vitória eleitoral.
É que no programa de Gilson ‘Gata Amarrada’ Ramos, na Rio FM estanciana, o prefeito Gilson Andrade (PSD) anunciou seu vice, André Graça (Progressistas), como seu pré a prefeito para as Eleições 24.
Primeiro que a forma de lançamento do nome – talvez o primeiro lançamento de nome oficialmente ocorrido em Sergipe – de André foi feito com Gilson Andrade sendo Gilson Andrade: sem foguetório, sem espalhafato, sem balbúrdia, mas com muita eficiência, afinal o programa de Gata Amarrada, que já é um fenômeno de audiência de segunda a sexta, do meio dia as 14h, seguramente nesta sexta beirou a casa dos 99% dos rádios ligados e dos aplicativos de rádio e das redes sociais e dos canais de streaming com suas atenções voltadas para a entrevista de Gilson.
Mas teve mais de Gilson sendo Gilson: por se tratar do lançamento de uma pré-candidatura governista, o prefeito só chegou na emissora depois das 13h, justamente para não invadir o horário de trabalho de seus auxiliares diretos.
E por falar neles, todos estavam presentes, com a única exceção sendo justificada por uma consulta médica.
E os vereadores? Com uma incrível base de apoio extremamente sólida, com 12 de um total de 15 parlamentares sendo da situação, apenas uma ausência, devidamente justificadas pelo parlamentar estar em trânsito no sempre complicado trânsito aracajuano, mas que também registrou seu apoio.
Assim, com todo o secretariado e todos os vereadores da base presentes na emissora, finalmente Gilson fez o anúncio do nome de André Graça. Ou, como os estancianos e estancianas já estão acostumados a chamar de forma carinhosa, GA oficializou AG pra sua sucessão.
E embora já fosse o nome aguardado, estava estampada no rosto de André a sua emoção.
E ela se justifica plenamente, pois o que se viu ao longo dos últimos quase três anos foi um vice operoso, apoiador, discreto e, ao mesmo tempo, presente, tendo, inclusive, governado Estância por 45 dias, somadas as vezes em que o titular precisou se ausentar nesse período.
E o que se viu com André na prefeitura? Um vice assumindo a titularidade consciente de seu papel, sem vaidades tolas e sem o menor sinal de arrogância – algo bem diferente de tempos passados que, justamente por já terem passado, graças a Deus, devem ficar mesmo é lá no… passado, ora pois!
E, na verdade, isso de seu porque André Graça tem sua luz própria e não precisa ofuscar a de ninguém para tentar aparecer.
Político e empresário respeitado por todos, começou na vida pública em 05, quando, Engenheiro Agrônomo que é, assumiu a secretaria de Agricultura e de Indústria e Comércio, onde ficou por quase 8 anos.
Dali foi eleito vereador em 12, reeleito em 16 e presidindo o Legislativo estanciano de 17 a 20, quando deixou a vereança para se eleger vice na chapa encabeçada por Gilson numa das vitórias mais espetaculares da política estanciana.
Outra característica positiva da personalidade de André é que ele é um cara família pra caramba, fazendo sempre questão de destacar a companhia de sua esposa, Cláudia, o amor por seus filhos, Beatriz e João Neto, além de se assumir de boas como o ‘vovô babão’ de Ester.
Além disso, há tradição política na família de André, uma vez que seu saudoso irmão João Antônio Gravatá foi vereador por três mandatos e presidiu a Câmara por nada menos do que oito anos!
Bem, com todos esses predicados, André Graça é um nome bem escolhido e bem-posto para a disputa no ano que vem do Paço Municipal de Estância, né isso?
Sim, mas por ter um pequeno conhecimento da política estanciana e por possuir um imenso amor pela linda Cidade Jardim, AnderSonsBlog crava mais uma qualidade de André, também sabida e reconhecida por todos: a fidelidade!
Nem o mais severo adversário político do atual vice-prefeito e agora pré prefeito de Estância é capaz de apontar uma atitude desonrosa ou desleal dele. Isso é da personalidade de André e cabô!
Diante disso tudo, não foi à toa a escolha de AG por GA e nem foi sem fundamento o apoio total da base governista ao seu nome.
Tanto isso é verdade que apesar do outro Gilson, o Gata Amarrada, pressionar que só o outro Gilson, o Andrade, este garantiu que o nome do vice para compor chapa com André só no ano que vem.
Mas não descartou que esse nome, por exemplo, assim como se deu com o próprio André, saia da casa legislativa estanciana.
E aí vem a pergunta de AnderSonsBlog como forma de exemplificar a qualidade da escolha do nome de André: sabendo-se que qualquer um dos 12 vereadores da base toparia ser vice de André e sendo óbvio que quem está com mandato tem grandes chances de se reeleger, o que justifica a disputa entre esses aliados para ser vice de André?
A resposta também é óbvia: é que uma chapa encabeçada por ele tem chances muito grandes de vitória! Simples assim!
Mas é lógico que não existe eleição ganha de véspera e que a soberania popular, manifestada através do voto, é quem decide tudo. Ainda mais numa cidade politizada e consciente como é Estância.
Mas, para AnderSonsBlog, se o povo decidir pelo nome de André Graça nas Eleições 24, Estância seguirá muitíssimo bem administrada e pronta para seguir crescendo, como o vem fazendo nos últimos 7 anos.
E com o sucesso visível da gestão de GA e AG, o fato de GA poder vir a passar a administração estanciana para seu amigo-irmão AG será, além de inédito, a garantia de que Estância seguirá firme e nos trilhos.
Mas aí é, como já dito, uma decisão do povo sábio de Estância. Da nossa parte aqui, o que resta é desejar sorte e uma bela caminhada a André Graça.
Mas de uma coisa AnderSonsBlog já tem certeza: André, você merece estar aonde está por ter feito por onde chegar até aí, viu? Parabéns e um bom trabalho daqui até outubro de 24!