E vamos a mais uma pesquisa eleitoral visando vasculhar e analisar os cenários políticos municipais para as Eleições 24. Desta feita, a cidade em questão é São Cristóvão, na Grande Aracaju.
Primeiro vamos aos dados da pesquisa, que foi realizada pelo instituto Impressos Designer (IDPS) no último dia 7 de julho, ouvindo 658 pessoas de forma presencial, com margem de erro de 3,80% e confiabilidade de 95%.
Comecemos com os números de intenção de voto para prefeito na modalidade estimulada, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados. A liderança na intenção de voto é ocupada por Gedalva Umbaubá, com 27,5%; em seguida aparece Diego Prado, 25,7%; Adilson Junior, 10,5%; Julio Junior, 6,2%; Betão do Povo, 4,1%; Junior Batalha, 2,9%; Nenhum/Branco/Nulo, 16,6%; e Não Sabe/Indeciso, 8,4%.
Nesse cenário, Gedalva, com forte recall das duas últimas eleições, e Diego, que deve receber o apoio do governador Fábio Mitidieri, se destacam. Adilson, que é ex-vice prefeito e também já disputou a prefeitura, vem em seguida com boa pontuação. Já Julio Junior, que tem apoio do atual prefeito, Marcos Santana, ainda não decolou, bem como Betão e Junior Batalha. Vale lembrar que esse cenário reflete o atual momento e não é uma garantia de que as intenções de voto se perpetuarão até outubro de 24.
Além disso, há uma outra consulta que terá forte influência no pleito do ano que vem: a que avalia a aprovação da atual gestão, a cargo de Marcos Santana, prefeito reeleito de São Cristóvão. Quando é perguntado aos entrevistados se eles aprovam ou desaprovam a atual gestão, 72,7%% Aprova; Desaprova, 18,9%; e Não Sabe, 8,4%.
Com esse resultado expressando uma aprovação da gestão muito alta, fica claro que ainda que o possível candidato a ser apoiado por Marco Santana, Julio Junior, no caso, não tenha decolado até o momento, com certeza o empenho do atual prefeito são-cristovense terá um peso considerável e não pode ser desprezado na disputa das Eleições 24 na quarta mais antiga cidade do país. E que siga o baile!
1 Comentário
Márcio Cesar de Santana
Agora a mágica tem que ser muito forte pois os dedos da mão não são iguais imaginem dois administradores serem iguais pois o pre candidato do gestor tem 6.2 das intenções de voto é quase um poste e só porque o gestor é bem avaliado vai induzir um ser que ninguém a não ser os bajuladores conhecer virar prefeito só para satisfazer o ego do prefeito.