Ainda que apresente um cenário bastante concorrido, já é possível identificar nessa mais recente pesquisa eleitoral alguns cenários muito claros em Socorro, especialmente no que diz respeito à desaprovação da atual gestão.
Realizada pelo instituto Ipese, ouvindo 1.012 entrevistas pessoas entre 25 a 27 de novembro de 2023, tendo nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,07%, essa consulta testou diversos cenários, sendo que AnderSonsBlog selecionou aqueles em que mais candidaturas são postas para que os eleitores e as eleitoras se manifestem. Aos números!
Num primeiro cenário estimulado, Fábio Henrique (União), aparece com 23,9% das intenções de voto; a seguir vem Samuel Carvalho (Cidadania), com 21,1%; Valmir de Francisquinho (PL) 18,9%; Elmo Paixão (Progressistas), 6,3%; Betinho (MDB), 2,3%; Renato Nogueira (PDT), 2,1%; Klewerton (PT), 0,7%; e Não Sabe, 24,7%.
Já num segundo cenário testado, Fábio Henrique, 24,4%; Samuel, 20,7%; Valmir de Francisquinho, 19,3%; Elmo Paixão, 5,7%; Carminha (Republicanos), 2,6%; Betinho, 2,3%; Klewerton, 0,7%; e Não Sabe: 24,4%.
Embora sejam citados, Elmo, Betinho e Klewerton claramente correm por fora, embora suas chances eleitorais não possam ser desprezadas. Enquanto isso, Fábio Henrique, que já administrou a cidade por dois mandatos, lidera e, embora a diferença não seja tão grande, há uma certa consistência em sua liderança, com a população indicando que seu nome está vivo e muito competitivo.
Já Samuel Carvalho é, dentre todos os nomes, o que mais deveria se destacar: é deputado estadual, tendo uma certa estrutura de poder em seu entorno, tem se movimentado muito, atraído lideranças para sua base de apoio e, mesmo com tudo isso, não se destaca nessa pesquisa como a principal referência em termos de mudança de poder em Socorro.
Enquanto isso, Valmir de Francisquinho, sem andar na cidade, consegue uma pontuação extremamente relevante na pesquisa, indicando que o recall das Eleições 22 segue muito forte e que as duas gestões em Itabaiana encantam os olhos e os corações da população socorrense. Se Vallir for candidato, tem muita chance. Se não for, seu apoio terá uma enorme força.
Já os testes com os nomes de Renato Nogueira e Carminha se mostraram decepcionantes. Ambos são nomes umbilicalmente ligados ao atual prefeito, Padre Inaldo (PDT), sendo ele secretário de Governo e ela deputada estadual e esposa do gestor. Mas os números ruins por ambos alcançados têm uma explicação clara.
Quando perguntados se aprovam ou não a gestão de Inaldo, a resposta foi devastadora: Desaprova, 71,4%; Aprova, 21,3%; Não Sabe, 7,2%. Faltando 10 meses para as Eleições 24, será muito difícil se reverter tamanha desaprovação que Padre Inaldo vive neste momento, viu? E que siga o baile!