Um cenário interessante se desenha para as Eleições 24 em Riachuelo. O município pode ver o atual prefeito, Petinho de João Grande (MDB), perder a disputa em outubro do ano que vem justamente para aquele que ele mesmo derrotou em 20, Helder de Pedão (PL).
É que segundo dados da pesquisa Impressos Designer, realizada no dia 26 de outubro de 2023, ouvindo 402 pessoas e com margem de erro de 4,77% e intervalo de confiança de 95%, o eleitorado de Riachuelo tende firmemente a votar em Helder, levando a oposição a ocupar o comando do município a partir de 25. Mas vamos aos números!
No cenário espontâneo, sem o nome de nenhum candidato sendo apresentado, o resultado é Helder de Pedão com 24,7%; Petinho, 20,1%; Julinho de Aldé, 11,6%; Helena do Hospital, 3,8%; Nenhum, 3,7%; e Não Sabe, 36,1%. Como se sabe, o cenário espontâneo é um forte indicador da tendência de voto de qualquer que seja o eleitorado.
Já quando a pesquisa é feita de forma estimulada, se apresentando o nome de possíveis candidatos, o resultado é o seguinte: Helder, 34,7%; Petinho, 27,7%; Julinho, 18,0%; Helena, 7,4%; Nenhum/Branco/Nulo, 7,5%; e Não Sabe/Indeciso, 5,0%.
Enquanto isso, no confronto direto entre Helder e Petinho, o opositor alcança 52,9% contra apenas 31,1% do atual prefeito. Já no quesito rejeição, quando o entrevistado e a entrevistada são instados a responder em quem não votaria de maneira nenhum, Petinho lidera sendo rejeitado 37,7%; Julinho é o segundo mais rejeitado, com 9,0%; Helena, 8,7% e Helder, o menos rejeitado com apenas 5,3%, fecham o cenário de rejeição, cujo Nenhum/Branco/Nulo alcançou 20,4% e Não Sabe/Indeciso, 18,9%.
E toda essa vantagem de Helder na intenção de votos pode ser explicada pela alta desaprovação do mandato de Petinho e pelo fato deles dois terem se enfrentado na eleição passada. Nesse quesito, a gestão de Petinho é desaprovada por 50,6% da população de Riachuelo, sendo que apenas 32,6% a aprovam; Não Soube/Não Opinou, 16,8%.
Lógico que ainda falta muito para Eleições 24. Mas é inegável que a atual gestão, em quase três anos, não apenas não agradou a maior parte da população como, também, manteve vivo o principal nome da oposição, Helder de Pedão, que desponta como líder em todos os cenários pesquisados.
1 Comentário
José Jornando
Eu quero o melhor pra minha cidade RIACHUELO.