Em tempos de ataques covardes ao povo sergipano, olha só que notícia legal: o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), divulgou nesta segunda, 14, a lista dos 100 Cabeças do Congresso Nacional 2025 e, nela, pela 7ª vez consecutiva em seus 7 anos no atual mandato, está o senador Rogério Carvalho (PT).
E, neste ano, registre-se que ele é o único sergipano a figurar na distinta lista, o que só reforça a importância do trabalho de Rogério que, atualmente, e pela 2ª vez nesse mandato, é líder do PT no Senado.
Mas, afinal, no que consiste estar nessa lista e no que isso impacta no estado de origem de cada um dos parlamentares dentre os 100 mais do Congresso?
Bem, a primeira questão é o próprio departamento que responde, através do material de Comunicação que explica a própria lista, ao informar que nesses 100 parlamentares “destacam-se, na visão do DIAP, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão”.
E quanto a repercussão dessa distinção no estado de origem de cada um, este AnderSonsBlog vai na veia: no caso de Rogério, primeiro se deve salientar a sua força no seu próprio partido, como pode ser comprovado pela votação fenomenal que o senador teve no Processo Eleitoral Democrático (PED) do PT, realizado no último dia 6, quando ele foi eleito presidente estadual da sigla com cerca de 70% dos votos!
Já para o conjunto da sociedade, essa posição diferenciada de Rogério no Congresso contribui para que ele encabece e vença lutas históricas e fundamentais para Sergipe, como foi o caso do retorno da Fafen/SE para a Petrobras, que já voltará a operar ainda este ano, gerando emprego e renda para a população, além de arrecadação para o governo estadual.
Assim como toda essa projeção de Rogério também é decisiva para que o retorno da própria Petrobras ao estado esteja cada vez mais perto de acontecer, fruto da luta #VoltaPetrobras que é encabeçada, na seara política, por ele também!
‘Ah, AnderSonsBlog, mas Rogério é apenas 1 entre 100, representando apenas 1% do total?’, poderia questionar o leitor e a leitora mais céticos. E é verdade! Só que quando se avalia que a população sergipana, diante da brasileira, equivale a cerca de 1,08%, segundo dados mais recentes do IBGE, e que nossa economia, também em relação a brasileira, nem a 1% chega, segundo dados de 2022, além de sermos o menor estado da Federação, o percentual que Rogério representa entre os 100 mais é impactante e faz a diferença, meus caros e caras!
E como a lista dos 100 mais do DIAP é composta por homens e mulheres de esquerda, caso de Rogério, de centro e de direita, lógico que o parlamentar sergipano está entre os melhores do país independentemente de posicionamentos ideológicos, mas porque é realmente qualificado e por ter seus próprios méritos, ora pois!
Portanto, sem tergiversar, a casa aqui vai pra cima: dá-lhe Rogério Carvalho! E dá-lhe Sergipe! E quem vier falar mal da nossa terra que lave a boca com sabão de coco e que revise seus conceitos, tá bom? É por aí!