As 7:00h da manhã, na sede do PT, numa sexta, mais precisamente nesta sexta, 7, o trânsito não andava na av. Desembargador Maynard. Mas, assim como a faixa comemorativa em frente ao partido estampava um sorriso aberto e franco, nada tirava o sorriso do rosto do senador Rogério Carvalho (PT), que recebeu a imprensa sergipana em massa para uma coletiva em que discorreria sobre a sua mais nova missão em Brasília: a liderança do PT no Senado!
Nova, sim, ‘pero no mucho’, em virtude de ser a segunda vez em que ele ocupa a função no atual mandato. “Mas em 2020, na primeira vez, eu era líder do PT e nós estávamos na oposição ao governo. Agora serei líder com o PT, com o presidente Lula, na Presidência. São dois momentos distintos”, esclareceu Rogério.
E como a liderança vem num momento diferenciado, a imprensa quis saber logo no que isso beneficia Sergipe. “Na luta pela volta da Petrobrás, através do Sergipe Águas Profundas, com a construção do gasoduto que vem dos poços até a região de Japaratuba. Nós temos também como prioridade a retomada da Fafen/SE pela Petrobras no comando para impedir esse abre-fecha, abre fecha! Nós temos muitas tarefas ao longo deste ano que e a gente vai se dedicar a usar dessa condição que a minha bancada me deu, e sou muito grato a ela, de ser o líder do PT”.
Mas Rogério também fez questão de deixar claro que seus posicionamentos políticos e sua visão desenvolvimentista para Sergipe não se antagonizarão nessa função de líder do PT. “É pra ajudar o estado de Sergipe. E vamos ajudar a todos, vamos discutir com todos os setores da política. Isso não quer dizer que a minha posição política, que as minhas preferências políticas serão anuladas. Isso significa que eu vou tratar uma coisa de um jeito e outra coisa de outro jeito. A gente precisa separar isso para não atrapalhar o estado de Sergipe, pra ajudar o estado a se desenvolver e melhorar a vida do povo sergipano”, garantiu Rogério.
Além desses posicionamentos absolutamente claros, Rogério ainda defendeu que sua nova missão em Brasília pode e deve ser utilizada para ampliar o espectro de ajudas possíveis para o estado. “Eu sou sergipano, eu nasci aqui! O que pudermos fazer, dentro dos limites da lei, faremos por Sergipe, sim! E vamos esticar esses limites ao máximo para que possamos ajudar mais ainda!”. E o senador aproveitou pra lembrar com carinho de uma promessa de sua campanha em 18. “Lembram quando eu dizia que era possível, com a volta da Petrobras, gerarmos 30 mil novos empregos? Pois é isso o que estamos buscando fazer agora, com a volta da Petrobras”, destacou Rogério Carvalho.
Ao final da coletiva, este AnderSonsBlog quis saber de algo bastante específico: como é que está e como será a relação do líder do PT no Senado com a Comunicação Social da Presidência da República, agora a cargo do publicitário Sidônio Pereira, uma vez que, liderando o PT que, por sua vez, governa o país com Lula, é mais do que óbvio que Rogério Carvalho também assuma para si a defesa das conquistas do atual governo e busque mostrar isso para a população de Sergipe e do Brasil. Afinal, como se dará essa entrega para a população das ações do governo Lula?
“Vai ser mais macro e mais micro. Há diálogo (da Comunicação da Presidência) com a liderança do PT no Senado, na Câmara, com a Comunicação do PT propriamente dita, com outros partidos que fazem parte da base aliada. Mas, obviamente, o governo vai fazer sua Comunicação de uma forma que seja mais eficiente e que leve a agenda do Governo Federal, as suas realizações, as conquistas, as entregas que já foram feitas, para que elas possam ser apresentadas de forma clara para a população”, observou o senador, garantindo que tudo isso se trata de uma obrigação governamental. “Isso é transparência, é passar as informações com integridade, com dados objetivos, validados pelos institutos do próprio governo que têm a obrigação de produzir informações precisas, assertivas, decorrentes de pesquisas feitas em domicílios, de pesquisas feitas a partir de indicadores econômicos, de tudo, enfim”.
Mas o leitor e a leitora de AnderSonsBlog pode estar se perguntando de onde surgiu o ‘Rogerinho Paz & Amor’ lá do título, né verdade? Bem, para além das portas abertas para prefeitos e pro governo de Sergipe – todos, sem exceção! – conforme Rogério garantiu ao longo da coletiva, justamente nessa parte final em que a casa aqui o questionou, vieram declarações fortes e interessantes que justificam a alcunha proposta.
É que o senador entende que é preciso despertar algo legítimo e que se encontra dentro de cada cidadão e de cada cidadã, seja de Sergipe, seja de qualquer lugar do Brasil. “Na verdade nós temos vários papeis (na liderança do PT). O primeiro é estimular o lado bom das pessoas que está adormecido. Só o lado mais bruto das pessoas é que está em evidência. E todo mundo tem o seu lado mais bruto, mais duro, mas também tem o seu lado mais bondoso, mais solidário, mais cheio de compaixão, de amor. E a gente precisa mexer nesse lado para poder movimentar um sentimento de solidariedade e de amor que é fundamental pra gente fazer um país mais feliz!”, ia concluindo Rogério quando AnderSonsBlog não resistiu e provocou: é um ‘Rogerinho Paz & Amor’? “Não, é um Rogerinho consciente da realidade global e universal que a gente está vivendo. Mas também é Paz & Amor!”, assentiu ao final.
E pelo que se viu em termos de disposição pra trabalhar, agora também como líder do PT no Senado, pra dialogar, pra responder questões, pra sentar com todo mundo, sem exceção e sem não abrir mão de seus princípios, é bom todo mundo ficar mesmo de olho, pois o senador Rogério Carvalho parece destinado a fazer de 25 um ano pra lá de especial em sua vida pública. E, também, com muita Paz & Amor que nunca fizeram mal a ninguém, ora pois!