Não foi meio termo, não foi meia boca, não foi ‘meibarro/meitijolo’, não! Na verdade, o evento de filiação do prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana, ao PT foi, sem dúvidas, o maior evento político de Sergipe até este momento.
E o principal: não ocorreu nenhuma burla a nada da legislação eleitoral – e os adversários de Cristiano estavam sedentos por isso, viu?
Na verdade, a ida de Cristiano para as hostes petistas é, basicamente, uma movimentação coerente com a história do próprio prefeito simãodiense.
Explica-se: antes, ele estava no PSB, parceiro histórico do petismo, inclusive tendo Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, como um dos seus mais ilustres filiados.
No PSB foi vereador, candidatou-se a prefeito em 16, ficando em segundo lugar, foi candidato a deputado federal em 18, ficando na primeira suplência, e finalmente elegeu-se prefeito em 20.
Só que o PSB, em Sergipe, foi ‘tomado na tora’ dos simãodienses Valadares e foi pro ‘colo’ do governador Fábio Mitidieri (PSD). Adversários políticos no município, não caberiam Fábio e Cristiano numa mesma legenda, por óbvio!
Assim, além de Cristiano, os vereadores Pequeno Soares, Rogério Nunes, Delson, Nelsinho, Zé Caetano e mais diversos pré-candidatos também assinaram a ficha de filiação ao PT.
Ou seja: Cristiano, de uma só vez, transforma o PT no mais forte partido de Simão Dias.
E para além da presença de um grandioso público, que esteve muito vibrante, especialmente quando era citado o nome do presidente Lula, figura-mor do PT, o evento da filiação de Cristiano uniu o PT sergipano, com a presença do senador Rogério Carvalho e do ministro especial da Presidência, Márcio Macedo, numa demonstração clara de que as disputas internas do PT ficam de fora quando o assunto é o fortalecimento do partido.
Com uma gestão bem avaliada e muito qualificada, Cristiano já se torna, imediatamente, um dos destaques do PT no Executivo.
Inclusive é possível prever que, com Cristiano agora no PT, o partido também aumente a sua visibilidade eleitoral em todo o estado, uma vez que boas gestões acabam servindo de espelho, de base de comparação, para outros municípios.
Enfim, nesse período pré-eleitoral, foram Cristiano e o PT os responsáveis pela mais relevante manifestação política. E, com um start desse no processo de disputa pela prefeitura de Simão Dias, é possível dizer que Cristiano Viana deu passos decisivos na busca pela reeleição e por um segundo mandato. E que siga o baile!