Senta aí que lá vem textão! E antes de entrar no assunto principal, dois esclarecimentos. Na semana passada, uma postagem de AnderSonsBlog, em que se defendia o adiamento do Projeto Verão por parte da gestão de Emília Corrêa (PL) em Aracaju, deixou uma leve impressão de que a casa aqui seria ‘contra festas’. Ledo engano e o que vem logo à frente comprova isso!
E o outro ponto é que este site jamais se omitiu em criticar o governo de Fábio Mitidieri (PSD) naquilo que considera relevante e necessário. Assim como também não tem nenhum problema em defender e elogiar ações governamentais que considere, também, relevantes e necessárias, o que é o caso a seguir.
Assim, simbora: há, da parte dos adversários políticos de Fábio, a intenção declarada de desgastar o governo por conta do incremento de atividades culturais e festivas promovidas pela atual gestão estadual. E aí foi cunhado o termo ‘Festidieri’. Só que a oposição está no papel dela e é assim mesmo, pois isso é do jogo!
Todos no mesmo jogo!
Agora, e aqui é que está o ponto nevrálgico dessa análise, não caberia ao trade turístico, especialmente a três entidades grandes como a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira/Sergipe (ABIH/SE), Associação Brasileira das Agências de Viagens/Sergipe (Abav/SE) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/Sergipe (Abrasel/SE), se posicionarem frontalmente em relação a isso, defendendo o governador por serem os principais beneficiados pela política pública de seu governo voltada para o turismo? É sobre esse posicionamento que refletiremos ao final desse texto.
Antes, vamos com alguns números: a Aena Brasil, empresa que administra o aeroporto de Aracaju, apontou, ao longo do ano de 24, um crescimento contínuo e sustentável na movimentação de passageiros. Segundo dados fornecidos pela própria empresa, “no acumulado de janeiro a dezembro de 2024, foram registrados 1.286.300 embarques e desembarques, um aumento de 9,4% em comparação ao mesmo período de 2023. Quanto ao número de operações, o aeroporto registrou 1.229 voos em dezembro de 2024, representando um crescimento de 3,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior”. E esse incremento também está fundamentado numa ação governamental, que reduziu impostos sobre combustíveis para aeronaves e, assim, conseguiu que as empresas aéreas ampliassem o número de voos pra Sergipe.
Portanto, mais passageiros desembarcando por aqui, mais restaurantes cheios, mais motoristas de táxi e de aplicativos faturando, mais leitos na hotelaria ocupados e por aí vai…
Falando em ocupação hoteleira, esses dados nem sempre chegam ao público. Mas tem sido frequente, às vésperas de feriados, por exemplo, saírem notícias que as reservas de leitos estão acima de 80%. E, quando a data em si chega, tente, leitor e leitora, conseguir uma vaga em hotéis na Orla de Aracaju, por exemplo! A resposta é, invariavelmente, “estamos lotados”, graças a Deus!
E se assim o é, a consequência é o aumento de vagas em todo o setor de serviços, pois mais turistas presentes, mais emprego nos próprios hotéis, nos restaurantes, nos receptivos, enfim, em toda a cadeia produtiva ligada justamente ao trade turístico.
E isso não se trata de uma afirmação de AnderSonsBlog, não! Na verdade, foi o ministério do Turismo (MTur) que, a partir de estudos sérios sobre o setor, detectou que Sergipe teve um crescimento de 300%, isso mesmo, 300% em termos de destino desejado por turistas de todo o Brasil! “O levantamento Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira, feito pelo MTur por meio da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, apontou que o salto percentual eleva Sergipe entre os destinos de desejo dos brasileiros para viajar a lazer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025”, informa release produzido pela secretaria de Turismo de Sergipe. Portanto, mais turistas, mais empregos!
‘Gatilho’ que alavanca o turismo
Ou seja: os números, que não mentem, são realmente muito positivos. Mas para que tudo isso ocorresse em Sergipe, era preciso um ‘gatilho’ diferenciado. Sim, porque nossas belezas naturais, a gentileza do nosso povo e os sabores de nossa culinária sempre estiveram aí. Assim, qual seria a maneira mais rápida, qualificada e com resultados objetivos no sentido de incrementar o turismo por aqui? Aí é que entram os eventos culturais e festivos, ora pois!
Assim, com uma sequência de atrações culturais e festivas na Orla de Atalaia, a exemplo da Páscoa Encantada, do Natal Iluminado, da Cidade das Crianças e, lógico, da retomada do mote “Sergipe é o País do Forró” nos 60 dias juninos e julinos da Vila do Forró, o governo encontrou o ‘gatilho’ que faltava para colocar, de vez, Sergipe na rota turística nacional e internacional.
Além, é claro, de garantir emprego e renda para milhares de pessoas durante a realização desses mesmos eventos – só para se ter uma ideia, ao longo de duas edições da Vila do Forró já se apresentaram 300, isso mesmo, 300 artistas sergipanos, sendo que, em 24, no dia reservado ao Arrocha genuinamente sergipano, Aracaju simplesmente ‘parou’, pois o estado inteiro e até gente de outros estados lotaram a capital a ponto do trânsito da cidade literalmente parar – e aí já fica o toque pra órgãos de trânsito se prepararem para a Vila do Forró deste ano, viu?
“Ah, AnderSonsBlog, mas aí é só investimentos em Aracaju!”, diria o leitor e a leitora mais ‘cri-cris’. Mas é Aracaju a ‘porta de entrada’ do estado! E se alguém vem de outro estado passar um final de semana num desses eventos, a tendência, até por conta das curtas distâncias rodoviárias e pela qualidade bastante interessante das nossas rodovias, é dar um pulinho em outros municípios para curtir outras paisagens, algo que é simplesmente possível e realizável, né mesmo?
E tem mais um detalhe: como a ideia de atrair mais e mais turistas ganha ainda mais força no verão, eis que estamos na segunda edição do Verão Sergipe, que começou essa semana em Pacatuba – na verdade deveria ter começado no final de semana passado, mas, devido as fortes chuvas, o Verão Sergipe da praia da Caueira, em Itaporanga, foi transferido para entre 21 e 23 de fevereiro –, prosseguindo entre 31 de janeiro a 2 de fevereiro, em Canindé de São Francisco; de 7 a 9 de fevereiro em Pirambu; e de 14 a 16 de fevereiro na Barra dos Coqueiros. E ainda, pra fechar a série de eventos festivos, que também englobam eventos esportivos variados, no Carnaval, entre os dias 1º e 5 de março, o Verão Sergipe será encerrado na Praia do Abaís.
E Pacatuba, especificamente em Ponta dos Mangues, é digna de um adendo: este ano é o segundo do Verão Sergipe por lá. E, no espaço de um ano, o governo conseguiu a liberação da licença ambiental para a conclusão da rodovia que liga a região à Pirambu, a SE 100, inaugurada na sexta, 24; a Energisa construiu uma rede de energia elétrica eficiente e moderna; e, finalmente, uma nova pousada foi inaugurada nesse mesmo período, aumentando o total para três e indicando que o litoral norte sergipano é a próxima bola da vez a ser explorada pelo trade turístico!
Quer dizer, com essas festas e eventos todos funcionando como ‘gatilho’, lógico que é preciso reconhecer que são essas ações do governo do estado que estão atraindo mais e mais turistas para Sergipe. Simples assim!
Cada um no seu cada um!
E com a secretaria de Turismo fazendo a sua parte macro, que é a divulgação do estado em feiras nacionais e internacionais, a Comunicação governamental investindo em mídias nacionais para divulgar o destino Sergipe e a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) realizando esses eventos todos ao longo do ano – acrescida da secretaria de Esportes na realização do Verão Sergipe –, toda uma estrutura governamental está focada no fortalecimento do turismo sergipano.
“Ah, AnderSonsBlog, então tá tudo perfeito em Sergipe, é?” diria o leitor e a leitora mais ‘cri-cris’ ainda! Lógico que não! Mas por que não deixamos de lado esse ‘complexo de vira-latas’ e entendemos que o que está sendo bem-feito tem que ser respeitado e elogiado?
Política pública pra 8, 80 e 800 anos!
Assim, quando se fala nas principais entidades de turismo em ação em nosso estado, ABIH/SE, ABAV/SE e Abrasel/SE, está mais do que na hora delas abraçarem com força as ações do governo de Fábio Mitidieri para o seguimento deles mesmos.
E o que se alerta aqui não é pra ‘gabarem’ um governador, não! É para elevarem às alturas uma política pública de estado. Até porque, se assim não for, o governador, que é antes de tudo um político, pode identificar que a tal alcunha de ‘Festidieri’ não gera dividendos… políticos, ora bolas! E todo esse momento diferenciado e especial do turismo sergipano pode sofrer a chamada ‘solução de continuidade’, pois, pois!
E, pra fechar, pensem comigo: independente de Fábio Mitidieri se reeleger ou não, o apoio incondicional a ele e à sua política pública para o turismo tem que ser entendido não para um período de 8 anos, mas de 80 ou mesmo 800 anos!
E, vamos e convenhamos, num mundo em constante mutação, ao menos uma certeza podemos ter: a experiência de ‘turistar’ é imutável, pois não há tecnologia que substitua colocar os pés na areia numa das nossas praias paradisíacas, curtir as paisagens belíssimas de diversos recantos de nosso estado, saborear um caranguejo em Aracaju, uma maniçoba em Lagarto, um churrasco massa em Itabaiana, um peixe de água doce em Canindé ou de água salgada em Estância e por aí vai. E se tudo isso for acompanhado de uma boa cerveja gelada – ou suco, ou água de coco, como preferir – ao som de um show topado de artistas locais e nacionais, aí é que essa experiência turística se torna inesquecível! Bora pensar nisso? Bora abraçar essa causa? Bora celebrar Sergipe e, com isso, atrair mais e mais turistas pra cá? É sobre isso! É sobre isso hoje e sempre!